Estrela da Mogiana

Notícias > Estrela em Destaque

Estrela em Destaque: Coach Mônica Alvarez destaca os desafios e as conquistas da mulher

por Gislaine Mathias em 10/03/2019 Mônica Alvarez largou o comércio para seguir nessa profissão e ajudar a vida das pessoasNa Semana da Mulher, a coluna Estrela em Destaque mostra o trabalho de Mônica Alvarez, que exerce a profissão de Coach e Terapeuta. “No íntimo eu me sinto uma cuidadora de pessoas durante o dia, e quando eu volto para a casa estou com um sorriso no rosto. Às vezes, estou com o corpo cansado e a mente exausta, mas no coração a sensação é muito boa por ter visto quanto as pessoas melhoraram de uma semana para a outra, e aquelas que ainda precisam melhorar analiso o que é possível fazer, então, me sinto uma cuidadora de pessoas e isso traz uma satisfação muito grande”, destaca.
 
Estrela da Mogiana - Antes de ser Coach, qual era a sua profissão e porque resolveu mudar de atividade?
 
Mônica Alvarez – Eu trabalhei durante 18 anos numa confecção de artesanatos. Fiz travesseiros e máscaras recheados com ervas e bonecas perfumadas, mas anos mais tarde fui perceber que era um sonho do meu pai. Assim, eu sustentei as minhas filhas até o momento que eu percebi que a minha maior habilidade estava com as pessoas e não com a matéria-prima.
 
Estrela da Mogiana - Porque resolveu seguir a profissão de Coach?
 
Mônica Alvarez – A minha primeira formação foi como Terapeuta Transpessoal pelo Clasi (Centro Latino-Americano Ser Integral), e quando fiz um processo de Coaching pessoal fiquei encantada com a metodologia e as ferramentas, que nos trazem um alcance de objetivos de forma muita clara e rápida, então, resolvi fazer a formação como coaching e depois me tornei Master Coach, como aprofundamento. Todo o processo foi trazendo resultados na minha vida e um amadurecimento que me tornou habilitada para sustentar esse processo para outras pessoas.
 
Estrela da Mogiana – Quais foram os seus maiores desafios?
 
Mônica Alvarez – O maior desafio foi porque eu mudei radicalmente de área, do comércio para a Terapêutica e Coach, então, era outro universo, e tive que começar do zero. No início, ter poucos clientes e ainda manter o ânimo e motivação, foi bastante desafiador, mas tive apoio da minha família e isso me ajudou muito e pude perseverar e continuar firme nesse caminho. Aos poucos as coisas foram mudando, e hoje eu não me vejo fazendo outra coisa na vida.
 
Estrela da Mogiana – De que maneira a sua profissão vem ajudado as mulheres a manter o equilíbrio entre profissão e vida pessoal?
 
Mônica Alvarez – Eu creio que um dos maiores ganhos, seja do processo terapêutico ou mesmo do coach, é adquirir inteligência emocional. Esse amadurecimento emocional é o que proporciona o equilíbrio na pessoa, seja na vida pessoal, nos relacionamentos, na alimentação e no trabalho. 
 
Estrela da Mogiana - Como a pessoa pode alcançar o sucesso na sua vida profissional?
 
Mônica Alvarez – Primeiro lugar a pessoa precisa definir o que é sucesso pra ela, pois é um conceito que pode diferenciar entre as pessoas. E aí então, a partir daquelas qualidades identificadas, habilidades e dos seus potenciais, começar criar um plano de ação para atingir o sucesso, bem estar pleno e a satisfação consigo e com a sua vida.
 
Estrela da Mogiana – Na atualidade como percebe a atuação da mulher no mercado de trabalho?
 
Mônica Alvarez – As mulheres estão presentes em praticamente todas as áreas. Elas estão muito atuantes, se empoderando, buscando seu lugar ao sol e com isso, assumindo cada vez mais papéis dentro da nossa sociedade e do mercado.  Apesar da atuação, as mulheres ainda precisam avançar no sentido de levar em conta o seu modo de ser no mundo. A mulher ainda está encontrando a forma, o equilíbrio de trabalhar e realizar os seus projetos, pois ainda está presa no modelo masculino presente na sociedade. Às vezes, elas estão atuando em várias áreas, mas dentro de um padrão masculino, e com as mesmas características que os homens atuam, como de força, competitividade, de maneira racional e com mais frieza. Elas ainda precisam avançar no sentido de conhecer a sua própria natureza.
 
Estrela da Mogiana - Como você define ser mulher?
 
Mônica Alvarez – Pra mim ser mulher é ter a habilidade de sentir a vida pulsar em cada entranha, som, movimento e em cada olhar.
 
Estrela da Mogiana – Na sua opinião o que vem preocupando mais as mulheres?

Mônica Alvarez – O que eu percebo que vem preocupando as mulheres é como saber lidar com os seus companheiros, maridos e namorados diante das transformações que elas estão tendo na própria vida e não percebem essas mudanças nos companheiros. E saber lidar com isso vem sendo desafiador. Elas estão se movimentando em direção ao crescimento, a uma nova fórmula de viver e negando tudo que não está de acordo com o seu propósito de vida. E nem sempre elas vêm o mesmo movimento nos seus companheiros e isso, cria um descompasso no relacionamento e uma dificuldade na vida familiar.
 
Estrela da Mogiana -  De que maneira as mulheres podem se sentir empoderadas?
 
Mônica Alvarez – O primeiro passo para o empoderamento é uma atividade muito simples e que recomendo para as mulheres, é buscar o seu próprio valor e qualidades. Nós temos o péssimo habito e costume de valorizar as coisas negativas e ruins, e com isso, deixamos de ver as qualidades e coisas boas. É preciso reeducar o seu olhar para encontrar dentro de si mesmo as suas características positivas, melhores habilidades e fortalezas, pois precisam ser valorizadas e incentivadas, sempre para que floresçam e cresçam, e possam manifestar nas suas vidas, e isso, certamente trará empoderamento.  
 
 
Compartilhe:
Comente: