Estrela da Mogiana

Notícias > Culinária e Histórias

Bolinho de bacalhau: receita portuguesa conquista o Brasil e o mundo

por Redação em 09/03/2019 Esta é uma ótima opção de receita e muito fácil de preparar em casaNo período da Quaresma existe um aumento no consumo de peixes pelos católicos, mas independente da religião e do mês do ano, este tipo de alimento está cada vez mais presente nos pratos dos brasileiros.
 
Servido como entrada para o almoço em um restaurante fino, como petisco em mesas de bares ou preparado em casa, o bolinho de bacalhau está presente em todo lugar.
 
Feito à base de bacalhau e batata, a iguaria surgiu em Portugal e o costume de consumi-la foi trazido pelos portugueses que vieram para o Brasil, e se se tornou uma especialidade da culinária do Mediterrâneo e hoje também é muito consumido na Espanha, na Itália e na França.
 
Mas a popularidade dessa iguaria atravessou os oceanos e chegou à Angola e no Brasil. O bolinho de bacalhau ou pastel de bacalhau, como também é conhecido, é um prato que costuma agradar a todos os paladares.
 
A primeira receita oficial do bolinho de bacalhau é de 1904, em um livro chamado Tratado de Cozinha e Copa, de Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português que usava o pseudônimo Carlos Bento da Maia. A obra de Carlos Melo entraria para a história como a primeira a apresentar uma receita do prato.
 
Ingredientes
 
1 colher (sopa) de azeite
½ colher (sopa) de alho
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 batatas médias cozidas, descascadas e amassadas (+/- 280 g)
1 ovo batido
200 g de bacalhau cozido e desfiado (1 xícara de chá)
¼ xícara (chá) de farinha de rosca (30 g)
1 colher (sopa) de azeite
salsinha picadinha, pimenta-do-reino moída (se preferir) e sal a gosto
 
 Preparo
 
Numa panela com 1 colher (sopa) de azeite refogue ½ colher (sopa) de alho, 2 colheres (sopa) de cebola picadinha até dourar.

Transfira o refogado para numa tigela, adicione 2 batatas médias cozidas e amassadas, 1 ovo batido, 200 g de bacalhau cozido e desfiado, ¼ xícara (chá) de farinha de rosca, 1 colher (sopa) de azeite, salsa picadinha, pimenta-do-reino moída (se for de sua preferência), sal a gosto e misture bem até formar uma massa homogênea.
 
Pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Pode também ser colocado na fritadeira elétrica. Sirva em seguida.
 
Compartilhe:
Comente: