
Uma das ações é a doação de mudas de espécies nativas e frutíferas, produzidas no Viveiro Municipal. A iniciativa é aberta a toda a população. Qualquer morador interessado poderá retirar gratuitamente sua muda, contribuindo assim para o aumento da cobertura vegetal da cidade e para a melhoria da qualidade ambiental.
Outra ação é voltada exclusivamente para os produtores rurais de Jaguariúna. Será realizado o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que devem estar devidamente lavadas (processo conhecido como tríplice lavagem). O descarte correto desses materiais é essencial para evitar riscos de contaminação do solo, da água e da saúde pública.
Todo o material recolhido será encaminhado à Unidade de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, mantida pela Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp) Sistema Campo Limpo, em Holambra. Após a entrega, os produtores recebem um recibo que comprova a devolução das embalagens.
“O recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos é uma ação fundamental para a proteção do meio ambiente e da saúde humana, uma vez que a destinação correta desses resíduos perigosos evita a contaminação do solo e da água, reduzindo os riscos de contaminação ambiental”, avalia a diretora do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, Aline Granghelli Catão.