Estrela da Mogiana

Notícias > Fique Sabendo

Fique Sabendo destaca detalhes sobre a Prevenção e o Combate à Hipertensão Arterial

por Redação/Estrela da Mogiana em 27/04/2021 É importante realizar o diagnóstico preventivoA segunda-feira, 26 de abril, foi reservada para o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.
 
A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais.
 
É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.
 
Sintomas
 
Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.
 
Principais causas
 
Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença.
 
O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.
 
Tratamento e cuidados após o diagnóstico
 
A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada.
 
Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.
 
Complicações
 
As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. O tratamento da hipertensão, de forma continua, amplia a qualidade e a expectativa de vida.
 
Prevenção e controle
 
- Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
- Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- Praticar atividade física regular;
- Aproveitar momentos de lazer;
- Abandonar o fumo;
- Moderar o consumo de álcool;
- Evitar alimentos gordurosos;
- Controlar o diabetes.
 
Fontes:
 
Ministério da Saúde. Hipertensão: vida saudável o melhor remédio
Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas
Sociedade Brasileira de Cardiologia
 
Compartilhe:
Comente: