Notícias > Artigos
Alimentos perigosos para os pets
por Cinthia Murias em 13/06/2019
Para quem costuma fazer pães ou bolos em casa, o perigo é dar aquele agradinho de massa crua para os pets. O fermento ali presente produz gazes e álcool no trato digestório do animal, causando muita dor pela distensão das alças intestinais, podendo em casos extremos até romper. Após cozida não há esse problema, porém pães e bolos devem ser oferecidos com moderação.
Ainda resistindo aos pedidos dos pets na cozinha, muito cuidado quando estiver manipulando cebola, alho e batata. A cebola e os similares, como cebolinha e alho poró têm uma substância chamada n-propildisulfito que pode provocar anemia em cães, em gatos é ainda muito mais perigoso. Sabendo disso, atente também para alimentos preparados com cebola, inclusive os industrializados.
O alho é seguro e até benéfico em pequenas quantidades (combate e previne o câncer e vermes intestinais, regula as taxas de açúcar, triglicérides e colesterol no sangue, aumenta a resistência natural a pulgas e carrapatos, reduz o risco de derrames, desintoxica o fígado e alivia quadros inflamatórios). Ele pode ser oferecido em forma de uma lâmina fininha, a cada 2 ou 3 dias. Mas cuidado, em grande quantidade é tóxico e deve ser evitado em caso de anemia.
Já a batata comum, assim como as solanáceas (tomate, berinjela, jiló e pimentão) contêm um glicoalcalóide chamado solanina, que deprime o sistema nervoso central e provoca transtornos gastrointestinais.
Nas batatas, a casca concentra cerca de 90% dessa substância, que é destruída no cozimento com água fervente.
Berinjela, pimentão, tomate e jiló contêm menos solanina porém é contraindicado em pets com problemas ortopédicos (artrose, artrite, displasia coxofemoral, dores na coluna, etc).
Falando de frutas, quero começar pela uva! Tanto in natura, quanto a uva passa foram associadas a casos de falência renal aguda severa e letal.
Qualquer tipo de uva, ainda que orgânica pode lesionar os rins, ainda que o animal tenha comido uvas regularmente sem apresentar sintomas, pode vir a sofrer uma crise. Em gatos não há estudos, porém é melhor evitar também.
A carambola também deve ser evitada, pois apresenta uma grande quantidade de ácido oxálico insolúvel, que podem levar a cálculos, conhecidos como “pedra” nos rins. Além disso, na intoxicação por carambola pode-se notar salivação, falta de apetite, vômitos, diarreia, prostração, fraqueza, tremores, presença de sangue ou cristais na urina e alterações da sede.
Lembro-me, tempos atrás, de cachorros de sítio se deliciando com abacates caídos do pé e observava que sabiamente eles deixavam as cascas.
É justamente na casca, assim como nas folhas que está a persina, tóxica para aves, cavalos, porquinhos da índia, caprinos e coelhos. Cães e gatos são menos susceptíveis porém é preciso ter cuidado.
Os sintomas da intoxicação por persina são vômito, diarreia e alterações cardíacas. A polpa do abacate é segura com moderação. Cuidado com o caroço, pode acontecer de cães maiores ingerirem e necessitarem de cirurgia (não é tão incomum quanto parece).
Dentre as castanhas, a macadâmia é potencialmente perigosa para cães e gatos, que podem apresentar fraqueza, depressão, vômitos, temores, febre e queda dos membros traseiros.
Além desses, outros alimentos devem ser evitados: semente de linhaça, pimentas, xilitol (adoçante), sementes de maçã e pera, açúcar, frituras, chá preto, café, bebidas alcóolicas, ossos cozidos e ossos industrializados de couro branco.
Fora os alimentos citados acima, existem intolerâncias específicas individuais.
Como nos humanos, algo que o outro come regularmente pode fazer mal para mim. É importante que ao oferecer algum petisco diferente, observe o comportamento e os sinais do pet. Em caso de alguma alteração, suspenda. Em caso de dúvida ou sinais de intoxicação ou alergias, procure o Médico Veterinário rapidamente para o tratamento correto.
Petiscos são deliciosos e saudáveis, com moderação... sempre!
Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/02/2023 Vozes da Notícia #26: Carnaval e grandes eventos exigem atenção redobrada para evitar crimes Como é possível evitar crimes e golpes durante os grandes eventos? Este é o tema do Podcast Vozes da Notícia.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: