Estrela da Mogiana

Notícias > Artigos

Chocolate para o filho de quatro patas, pode?

por Cinthia Murias em 20/04/2019 O chocolate pode matar o animal, então, não é aconselhável dar chocolate para cães e gatosÉ cada vez mais comum encontrar famílias que tratam seus pets como filhos, incorporando-os nas comemorações familiares e datas festivas. Nessa época do ano, banhada por chocolates, uma dúvida comum aparece: “posso dar chocolate para o meu cachorro ou gato?” A resposta é NÃO!!! Nunca!!!
 
Chocolate é tóxico, o componente teobromina, que é facilmente metabolizado pelo organismo humano não é metabolizado pelo organismo do cão e do gato. Para se ter uma ideia, apenas 35g de chocolate pode causar desconforto em cães. Chocolates mais amargos contém mais teobromina que ao leite. O chocolate branco contém pouca quantidade, porém deve ser evitado pela quantidade de gordura e açúcar não indicado pela saúde dos cães.
 
Os sintomas de intoxicação por chocolate vão desde um simples vômito, até tremores musculares, ataque cardíaco e hemorragias internas, levando o animal à morte.
 
Se o seu animal ingerir chocolate acidentalmente, não espere passar mal para levar ao veterinário.
 
O tratamento é sintomático, pois não existe antídoto. Tudo vai depender da quantidade ingerida e do tempo que ingeriu, mas pode haver necessidade de lavagem gástrica, fluidoterapia, internação, até a eliminação da teobromina, que se dá por volta de 24 horas, a assistência é necessária.
 
Sabendo disso, e pelo fato de nessa época costumamos ter muito chocolate em casa, inclusive nas mãos de crianças e pessoas desavisadas, MUITO CUIDADO!!! Supervisione, mantenha ovos longe do acesso dos pets, explique para as crianças que não pode. Na próxima matéria trarei outros alimentos que também não devem ser dados aos nossos queridos peludos.
Caso haja o desejo de presentear seu filho de 4 patas nessa época, existem no mercado chocolates próprios para cachorros, podendo ser encontrados em lojas especializadas ou pela internet.
 
Meu desejo é que essa Páscoa vá além dos chocolates! É tempo de reflexão, gratidão e amor. E que nossos pets nos mostrem sempre como amar incondicionalmente, eles sabem muito bem como fazer isso!

Médica veterinária comenta sobre as complicações ao dar chocolate ao animal de estimaçãoContatos:
cinthiamurias@veterinaria.med.br
https://www.facebook.com/cinthia.murias
(19) 9 9655-4114 (whatsapp) / 9 9525-0174.
 
 
Compartilhe:
Comente: