Notícias > Artigos
Chocolate para o filho de quatro patas, pode?
por Cinthia Murias em 20/04/2019
Chocolate é tóxico, o componente teobromina, que é facilmente metabolizado pelo organismo humano não é metabolizado pelo organismo do cão e do gato. Para se ter uma ideia, apenas 35g de chocolate pode causar desconforto em cães. Chocolates mais amargos contém mais teobromina que ao leite. O chocolate branco contém pouca quantidade, porém deve ser evitado pela quantidade de gordura e açúcar não indicado pela saúde dos cães.
Os sintomas de intoxicação por chocolate vão desde um simples vômito, até tremores musculares, ataque cardíaco e hemorragias internas, levando o animal à morte.
Se o seu animal ingerir chocolate acidentalmente, não espere passar mal para levar ao veterinário.
O tratamento é sintomático, pois não existe antídoto. Tudo vai depender da quantidade ingerida e do tempo que ingeriu, mas pode haver necessidade de lavagem gástrica, fluidoterapia, internação, até a eliminação da teobromina, que se dá por volta de 24 horas, a assistência é necessária.
Sabendo disso, e pelo fato de nessa época costumamos ter muito chocolate em casa, inclusive nas mãos de crianças e pessoas desavisadas, MUITO CUIDADO!!! Supervisione, mantenha ovos longe do acesso dos pets, explique para as crianças que não pode. Na próxima matéria trarei outros alimentos que também não devem ser dados aos nossos queridos peludos.
Caso haja o desejo de presentear seu filho de 4 patas nessa época, existem no mercado chocolates próprios para cachorros, podendo ser encontrados em lojas especializadas ou pela internet.
Meu desejo é que essa Páscoa vá além dos chocolates! É tempo de reflexão, gratidão e amor. E que nossos pets nos mostrem sempre como amar incondicionalmente, eles sabem muito bem como fazer isso!

cinthiamurias@veterinaria.med.br
https://www.facebook.com/cinthia.murias
(19) 9 9655-4114 (whatsapp) / 9 9525-0174.
Veja mais:
- por Gislaine Mathias em 15/01/2021 Vozes da Notícia #22: As dicas e orientações para evitar dívidas e guardar dinheiro em 2021 O entrevistado deste episódio é o empresário do setor de Educação, Fernando Azevedo, diretor do CNA.
- por Gislaine Mathias em 19/01/2021 Década de 80: pontilhões são demolidos e Jaguariúna inicia uma nova fase de desenvolvimento Pelo decreto 960, a área do pontilhão e estrada de ferro era declarada de utilidade pública.
- por Gislaine Mathias em 22/06/2020 Histórias do Esporte: Olímpico é o time mais antigo do futsal de Jaguariúna com 45 anos Time iniciou as atividades na quadra da escola Amâncio Bueno, onde atualmente funciona a Prefeitura.
Comente: