Warning: include(/home/storage/d/0c/ce/estreladamogiana/public_htmlmemorias-de-jaguariuna/css/style.css.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/d/0c/ce/estreladamogiana/public_html/memorias-de-jaguariuna/_prcss/dflts.php on line 93

Warning: include() [function.include]: Failed opening '/home/storage/d/0c/ce/estreladamogiana/public_htmlmemorias-de-jaguariuna/css/style.css.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in /home/storage/d/0c/ce/estreladamogiana/public_html/memorias-de-jaguariuna/_prcss/dflts.php on line 93
Memórias de Jaguariúna

De praça a bairro: Berlim tem origem com a formação da Vila Bueno

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 03/02/2018 arquivo sem legenda ou nomeO bairro Berlim, faz parte da planta original da Vila Bueno, projetada pelo engenheiro alemão Guilherme Giesbrecht, em 1894. Na época, Berlim era o nome de uma praça, e como, o lugar era separado por um córrego e pela ferrovia, acabou se caracterizando em um bairro.
 
arquivo sem legenda ou nome"Eu nasci na rua Maria Angela e praticamente morei a minha vida inteira nesse local. A ferrovia separava o centro da cidade do Berlim. Na rua Alfredo Bueno, onde passava o córrego, ainda tinha uma pinguela, madeira sem corrimão, e as crianças que iam para a escola atravessavam esse local e depois ainda passavam pela linha do trem, para a preocupação das mães. O bairro, como boa parte da cidade, não tinha asfalto, guias, sarjetas e as poucas lâmpadas, pareciam um tomate e existiam poucas casas", relatou o morador antigo Adilson Abrucez.                                                                                                                                                              
O Berlim contava com a fábrica de louça Santa Maria e o clube União Esportiva Jaguariense. Para aprender a nadar, os moleques iam num lugar conhecido por Ilha, que ficava descendo a rua General Gomes Carneiro, numa pequena passagem de água do rio Jaguari, que era mais calma.
 
"Os meninos iam nadar após as aulas e saiam só de calção e sem camisa, e para as mães não perceberem nadavam todos peladinhos. De vez em quando as mães se reuniam para esconder as roupas. Depois, quando sabiam nadar iam no Jatobazeiro e também na Viana, que ficava na rua Floriano Peixoto.  No verão à noite, as brincadeiras eram de esconde-esconde e pega-pega e gostávamos de ouvir as histórias de assombração. O Bar Verde era uma tradição no bairro Berlim, pois era muito comum as pessoas pararem para tomar café e comer o famoso pastel, se tornando uma forte referência. Eu lembro de passar pelo Bar Verde o apresentador Bolinha e o senador Quércia", contou Adilson.
 
 
                                                                                                                                                                                                
 
Compartilhe:
Comente: