Memórias de Jaguariúna

Projeto Memórias de Jaguariúna é lançado oficialmente nesta quinta e sexta-feira no Boulevard

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 11/09/2023 Apresentação da capa do livroO projeto Memórias de Jaguariúna será lançado nesta quinta-feira, dia 14, nos horários das 14h, 15h30 e 20h, e na sexta, 15 de setembro, às 8h30 e 10h, com entrada franca, no Boulevard Pedro Abrucês, no Centro Cultural Ulysses da Rocha Cavalcanti.
 
O lançamento contará com as presenças de alunos da rede municipal, convidados e público em geral. A programação contará com exposição de fotos das 28 famílias de Jaguariúna entrevistadas no projeto e apresentação de Stand Up com o ator Caio Magalhães falando sobre as entrevistas, transcrições e os bastidores do projeto.
 
O evento será gratuito e cada pessoa receberá um voucher para retirar o primeiro volume do livro Memórias de Jaguariúna, em data ainda a ser marcada pelos integrantes do projeto.
 
O projeto Memórias de Jaguariúna reúne histórias da cidade em livro, através de várias entrevistas coletadas de famílias antigas e pioneiras.
 
A intenção difundir o trabalho para várias faixas etárias contando a história da cidade de uma maneira diferente, através dos relatos dos moradores, com lendas, causos, curiosidades, crendices, entre outros. Com o desenvolvimento da cidade, a idade avançada dos pioneiros (antigos moradores) e a chegada de novos habitantes, a história de Jaguariúna começou a se perder diante da nova fase do município. Percebendo esse cenário, tornou-se necessário construir um trabalho voltado ao resgate dessa memória.
 
O projeto consiste em reunir essas histórias em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano. Em 2021, o projeto foi premiado via PROAC DIRETO, programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
 
Histórico
 
  O projeto nasceu da coluna Memórias de Jaguariúna, que surgiu no ano de 2016, junto com o lançamento do site Estrela da Mogiana. A coluna se transformou em projeto, com a proposta de fazer a publicação de livros, em vários volumes, destacando as memórias dos antigos moradores da cidade. Atualmente, o grupo é formado pela jornalista Gislaine Mathias, pelo ator, produtor cultural, historiador e Contador Reginaldo Costa Menegazzo, pela publicitária e consultora de projetos, Rosana Gonçalves e pela graduada em Turismo, Gestora Cultural e proprietária da Arabesco, Sandra Regina de Souza.
 
 
Serviço
 
14 de setembro - 14h | 15h30 | 20h
15 de setembro - 08h30 | 10h
Boulevard Pedro Abrucês
ao lado do Centro Cultural Ulysses da Rocha Cavalcanti
Avenida Maginal, 600 - Jaguariúna/SP
ENTRADA FRANCA
 
Compartilhe:
Comente: