Memórias de Jaguariúna

Jornal mais antigo da cidade de Jaguariúna completa 33 anos de fundação

por Redação/Estrela da Mogiana em 05/03/2017 arquivo sem legenda ou nome(Foto da equipe quando o jornal completou 20 anos) 

O site Estrela da Mogiana, além de noticiar os fatos atuais de Jaguariúna e região, tem como principal proposta, o de contribuir para o resgate histórico do município.

Diante desse cenário, não poderia deixar de homenagear o jornal Gazeta Regional, que completou na última sexta-feira, 33 anos de história.

Durante esse período, o jornal vem acompanhando o desenvolvimento da cidade de Jaguariúna e região.

O jornal foi fundado em 3 de março de 1984. Na época teve a idealização de quatro pessoas: professora Lígia Beatriz Franco, diretor de Turismo, Ulysses da Rocha Cavalcanti, fotógrafo Ivan Ferrari e a jornalista Elaine Mischiatti Ferrari. Nas primeiras edições, teve o privilégio de ter como jornalista responsável, Maria Dezzoni Pacheco Fernandes, colunista do jornal Diário do Povo e autora do livro Sinhá Moça.

Com o tempo, o jornal foi formando o seu público leitor e criando credibilidade perante aos anunciantes. Um ponto complicado no início foi em relação a sua distribuição. Na época a cidade tinha um sistema de transporte precário, então, foram montados pontos de distribuição nos bairros, facilitando a vida do leitor e fortalecendo o hábito de leitura entre os jaguariunenses. 

A cor chegou ao jornal por volta de 1997. O jornal ficou a cargo de Elaine e Ivan até julho de 2000 quando Ricardo Azevedo comprou o Gazeta Regional.  Depois teve como proprietário Paulo Carvalho e agora tem como gestor Rafael Silva.

Atualmente, é o jornal mais antigo em atividade na cidade de Jaguariúna. Nesta data, parabenizamos todos os profissionais que passaram pelo jornal durante esses anos porque foram fundamentais para a sua manutenção até os dias de hoje.
 
Imprensa
O primeiro jornal de Jaguariúna, quando ainda era Distrito de Paz de Mogi Mirim foi a Voz de Jaguary, da Igreja Católica, em 1940. Em 16 de fevereiro de 1975 surgiu o jornal A Estrela, de Manoel Mota Neto, conhecido como Manolo. Já em dezembro de 1978, foi inaugurado A Voz de Jaguariúna, de José Luís Seixas, Antonio Aparecido Rodrigues dos Santos, o Lebrão e Maria do Carmo Santiago Leite.

Na época, era um suplemento do jornal O Pedreira. O jornal O Jaguar surgiu em 7 de setembro de 1981. Depois veio a Gazeta Regional e em 16 de dezembro de 1994, foi fundado o Jornal de Jaguariúna (JJ), por Luiz Antonio Gianoti e José Antonio Chiavegato. Em setembro de 95, foi comprado por Toninho Vendrame que depois vendeu para Luis Carlos Benedito, proprietário do jornal O Regional. 

(Fotos: Arquivo pessoal e da jornalista Elaine)
arquivo sem legenda ou nome
 
 
    arquivo sem legenda ou nome
Compartilhe:
Comente: