Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: artigo de revista francesa destaca Fazenda da Barra e a Família Guedes

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 29/08/2022 Foto mostra a família GuedesA Fazenda da Barra foi destaque como grande produtora de cana-de-açúcar, algodão, cereais e café.
 
O proprietário José Guedes de Souza, tetraneto de Barreto Leme e conhecido como Barão de Pirapitingui, deixou a fazenda para o filho, José Alves Guedes, em 1897.   
 
Com o fim da escravidão, a fazenda recebeu imigrantes e continuou sendo de grande importância para a produção de café e cereais.
 
Com o tempo, parte de suas terras foram loteadas e vendidas para os imigrantes. Já no ano de 1932, a fazenda foi adquirida por Joaquim Machado de Souza e .  
 
Para os descendentes da Família Guedes, a Fazenda da Barra é motivo de muita emoção e orgulho por sua importância no cenário rural do Brasil.
 
“Nada mais instigante, ao revirar os baús do passado, do que encontrar coisas que podem falar melhor e com mais precisão que nós, do mundo distante ao qual buscamos decifrar, coisas que podem descrever como se nesses dias estivéssemos abrindo um jornal ou uma revista com notícias frescas. Com um pouco de imaginação podemos sentar em um canto silencioso e viajarmos no tempo, como se fôssemos esses antigos leitores podendo sentir odores já esquecidos e pintando de cores nossa memória”, destacou uma das descendentes da Família Guedes, Ana Matilde Guedes Zagaroli, se referindo ao artigo da revista francesa que destaca a movimentação na Barra.
 
Ela disse que foi um tempo encantado. “Ao revermos as fotos e documentos, nós encontramos algo que poderia realmente falar melhor que nós, uma reportagem feita por uma revista francesa, em uma sessão, “Le Brésil”, dedicada ao nosso país”, explica.
 
“Foi então que pensamos, que dentre todas as histórias que ouvimos e poderíamos contar por que não compartilhar esse texto e dar a oportunidade de nossos contemporâneos poderem também sentar em um canto silencioso e se permitir voltar no tempo. Nossos sinceros parabéns à Jaguariúna e sua gente querida”, enfatizou.  
Artigo da revista
Continuação do artigo
Compartilhe:
Comente: