Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: neta do Barão relata como era desafiador viajar no bondinho puxado por burro

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 09/08/2022 Bonde saia da Fazenda Santa Úrsula e ia até a Estação de JaguaryA Fazenda Santa Úrsula contava com um bondinho puxado por burro para o transporte de pessoas e de mercadorias.

No livro Fazenda Santa Úrsula, a neta do Barão de Ataliba Nogueira, Camilla Barbosa de Oliveira faz um depoimento sobre como era andar no bondinho, que na época era guiado por Antonio Pequeno.  
 
Os trilhos eram muito estreitos e por menos segurança que oferecessem, estavam sempre a postos, para transportar os passageiros, da porta de casa à estação da Mogiana, distante uns dois quilômetros no máximo, e parte do trajeto era feito na avenida de paineiras e pau d‘alho, que misturavam no verão as suas flores cor de rosa ao aroma forte das frondosas árvores.
 
Os trilhos do trem e do bondinho eram tão próximos, que não era possível passarem ao mesmo tempo os dois veículos.
 
Era uma aflição, um medo, um nervoso, muitos preferiam apeiar e atravessar a pé, mas para nós, na inconsciência da meninice, achávamos uma graça enorme naquele susto, com que os mais velhos ficavam de olhos fitos nos sinais semafóricos.  
 
Compartilhe:
Comente: