Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: A antiga tradição de benzer problemas de saúde no distrito de Jaguary

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/07/2022 José Malachias com as crianças: Rubens Junior, Márcia, Valquiria, Nilsa, Sonia, Cesár, Silvia, Maria Cristina, José Carlos, Ruberlei, José Malachias, Vera, Rosa, Kátia, Dilza, Dircélia, Roberto, Alvair, Almir, Francisco Filho e José Carlos. Ao fundo Estação Ferroviária, atual Centro Cultural, no ano de 1950.(Acervo: Casa da Memória Padre Gomes/Coleção Márcia Malachias)Uma antiga tradição que perdurou por muitos anos. Num período em que não existiam médicos, o dom de benzer chamava a atenção das pessoas que buscavam a cura para os seus males, desde picada de cobra, dor de cabeça, quebranto, prisão de ventre até qualquer outro problema de saúde.
 
Na Jaguariúna do passado, a tradição de benzer da família Malachias, surgiu com Nazário, no final do século 19. A bisneta Kátia Maria Malachias da Silva recorda que ele foi escravo e apesar da idade avançada andava a cavalo, trabalhava e era muito forte. Com a sua morte aos 109 anos, o filho José Malachias seguiu a tradição da família.
 
“Eu lembro que vinham muitas pessoas de longe para conversar com o meu avô, e se formavam filas. Além de benzer, ele era sensitivo, e quando via uma pessoa já comentava sobre fatos que ocorreram no passado e que ainda iriam acontecer em sua vida. As pessoas tinham muita gratidão pelo meu avô, mas ele nunca quis receber nenhum presente pelo seu atendimento e orientação”, destaca Kátia completando que os moradores mais antigos de Jaguariúna possuem muitas histórias de previsões e cura.  
 
Ela lembra que quando estava com dor de cabeça, pedia o benzimento de José Malachias, que solicitava concentração, fazia algumas rezas, benzia e a dor passava logo em seguida. “Era um avô muito querido”, ressalta Kátia.
 
Ele utilizava muitas ervas e um fato que marcou o distrito era o remédio que ajudava engravidar. “Ele usava um vinho de laranja e mais alguns ingredientes e fazia uma bebida para as mulheres que tinham dificuldades de ficar grávidas. Depois de beber esse líquido elas conseguiam engravidar”, ressalta.
 
Nazário e José Malachias fazem parte da história de Jaguariúna e ajudaram muitas pessoas no passado, no distrito.
Pintura retrata a casa onde Nazário morou perto da Fazenda Universo. A casa não existe mais, pois foi demolida quando o DER, duplicou a rodovia Campinas/Mogi Mirim (Acervo família Malachias)
 
 
Compartilhe:
Comente: