Memórias de Jaguariúna: A antiga tradição de benzer problemas de saúde no distrito de Jaguary
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/07/2022
Na Jaguariúna do passado, a tradição de benzer da família Malachias, surgiu com Nazário, no final do século 19. A bisneta Kátia Maria Malachias da Silva recorda que ele foi escravo e apesar da idade avançada andava a cavalo, trabalhava e era muito forte. Com a sua morte aos 109 anos, o filho José Malachias seguiu a tradição da família.
“Eu lembro que vinham muitas pessoas de longe para conversar com o meu avô, e se formavam filas. Além de benzer, ele era sensitivo, e quando via uma pessoa já comentava sobre fatos que ocorreram no passado e que ainda iriam acontecer em sua vida. As pessoas tinham muita gratidão pelo meu avô, mas ele nunca quis receber nenhum presente pelo seu atendimento e orientação”, destaca Kátia completando que os moradores mais antigos de Jaguariúna possuem muitas histórias de previsões e cura.
Ela lembra que quando estava com dor de cabeça, pedia o benzimento de José Malachias, que solicitava concentração, fazia algumas rezas, benzia e a dor passava logo em seguida. “Era um avô muito querido”, ressalta Kátia.
Ele utilizava muitas ervas e um fato que marcou o distrito era o remédio que ajudava engravidar. “Ele usava um vinho de laranja e mais alguns ingredientes e fazia uma bebida para as mulheres que tinham dificuldades de ficar grávidas. Depois de beber esse líquido elas conseguiam engravidar”, ressalta.
Nazário e José Malachias fazem parte da história de Jaguariúna e ajudaram muitas pessoas no passado, no distrito.

Veja mais:
- Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- Projeto Memórias de Jaguariúna é lançado oficialmente nesta quinta e sexta-feira no Boulevard O projeto nasceu da coluna Memórias de Jaguariúna, que surgiu no ano de 2016, junto com o site Estrela da Mogiana.
- Memórias de Jaguariúna: Município entra na rota da pesquisa com a inauguração da Embrapa Meio Ambiente Laura e José Abrahão contam como foram os primeiros passos como funcionários da Embrapa.
Comente: