Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: As várias etapas da educação no tempo de distrito de Mogi Mirim

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 06/07/2022 Rua Cândido Bueno onde funcionava o Grupo Escolar de Jaguari, que passou a ser chamado de Amâncio Bueno (Acervo Casa da Memória Padre Gomes)A educação foi passando por diversas etapas ao longo dos anos, em Jaguariúna. No ano de 1902, o Coronel Amâncio Bueno conseguia a criação de duas salas de aula: Escola Estadual Masculina e Escola Estadual Feminina.
 
No mesmo ano, Lucillo Poltronieri criou uma escola particular de alfabetização noturna. Em 1905, em vilarejos distantes e próximos das fazendas surgiram as Escolas Isoladas, que funcionavam quando haviam alunos. 
 
Com o tempo, de acordo com o coordenador da Casa da Memória, Tomaz de Aquino Pires essas escolas foram aumentando e ocorreram reivindicações para reuni-las num único espaço para ter uma melhor organização.
 
Foi então, que em 1919, as Escolas Reunidas de Jaguari foram criadas, com 1ª e 2ª séries, e funcionavam em um prédio arrendado pelo Estado, na Rua Cândido Bueno.
Prédio antigo sediava de 1ª a 4ª séries e foi um passo importante na educação de Jaguariúna (Acervo Casa da Memória)
Quando chegou a 4ª série e houve a necessidade de dobrar o período, surgiu o Grupo Escolar de Jaguari, em 1932, quando assumiu o diretor Oscar de Almeida.
 
Já no ano de 1944, o Grupo Escolar passou a ser chamado de Coronel Amâncio Bueno e ainda funcionava no mesmo local.
 
Em 6 de outubro de 1946 foi inaugurado o Grupo Escolar Coronel Amâncio Bueno, em novo prédio, onde atualmente é o Gabinete do Prefeito.
 
Compartilhe:
Comente: