Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: No caminho do saber destaque para inauguração da Escola Celso Henrique Tozzi

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 28/06/2022 : Obra do ginásio é inspecionada por autoridades, como o prefeito na época, Francisco Xavier Santiago, antes da inauguração do prédioA década de 60 teve um grande avanço na Educação de Jaguariúna, com a criação do Ginásio Estadual de Jaguariúna, que a princípio, funcionava no grupo escolar Amâncio Bueno, no período vespertino.
 
Maria Faride Chaib de Moraes, conhecida por Fafa, recorda que no ano de 1971 acontecia a inauguração do prédio próprio, e tinha como diretor Irineu Expedito Ferrari e o secretário José Maria Toledo de Moraes, que contribuiu na montagem do ginásio, desde a sua criação na década de 60, junto com o prefeito Joaquim Pires Sobrinho.
 
No ano de 1976, o Ginásio passou a ser chamado de Escola Estadual de 1º e 2º graus (EEPSG), e através da lei 1752 de 31 de agosto de 1978 recebeu o nome de Professor Celso Henrique Tozzi.
 
A ex-aluna Suelena Granchelli disse que fez parte da primeira turma e foi um marco muito grande e importante para o município. Ela ainda elogiou a construção por ser um prédio amplo e moderno, com salas enormes. “Nessa época ainda tinha o pontilhão e os caminhões ficavam enroscados”, relembra.
 
Segundo ela estudar naquela época era diferente porque existia muito respeito entre colegas, professores, funcionários e diretor. “Era algo que tocava o coração. Não tinham discórdias e brigas, existiam regras e os professores eram nossos ídolos”, conclui.
 
Compartilhe:
Comente: