Memórias de Jaguariúna: As recordações do tempo de criança na escola da Jaguariúna de antigamente
por Redação/Estrela da Mogiana em 09/06/2022 As recordações do tempo de escola ainda são marcantes das memórias das pessoas mais idosas de Jaguariúna. “Eu lembro desde a minha primeira professora Lurdes Medeiros, era uma moça linda e vinha de trem de Campinas e a gente costumava esperá-la na estação para trazer a bolsa e mala”, relata Maria Teresa Penteado Parisi.Ela recorda que o lanche era pão com banana e naquela época tinha caixa escolar, que era para ajudar as crianças mais pobres na hora da merenda.
No intervalo, brincava de pega-pega. “A gente gostava de subir num barranco, uma vez eu cai desse local e me machuquei. A maioria da turma ia descalço na escola, um chinelinho ou usava tamanco de madeira. Tinha caderno de caligrafia e ‘borrador’, que era um caderno mais grosso”, relata.
“Quando tiramos o diploma do 4º ano teve uma festa na pensão da Marica. Eu era boa aluna de matemática, mas tinha a letra feia”, complementa.
Pessoas identificadas na foto:
Na fila de trás: Walter Ferrari, Alcides Munaretti, Jorge Bernardino, Artur Abacherli, Geraldo Pereira e João de Lima. Fila do meio: Mário Dal’Bó, Valdemar Morandi, Sebastião Pereira, Valentim Parizi, José Matheus, Érick Michelini, Reinaldo Abrucez, José Michelini, Pedro de Moraes Penteado e Domingos Granchelli.
Fila da frente: Ignez Turato, Maria Itália Poltronieri, Dulce Dal’Corso, Odete Poltronieri, Diva Bergamasco, Lucinda Franco, Rosa Lacerda, Maria Antônia Novaes (Mina), Anésia Ferreira, Maria Tereza Penteado, Isaura Maião, Simiko Hando, Luiza Lana, Alzira Agostini e Rosa Martins Clemente.
Professora Climene Machado de Oliveira, Padre Milton Santana e Diretor Oscar de Almeida. Formatura do Grupo Escolar de Jaguari, 1940. Col. Tereza Penteado Parisi. Acervo Casa da Memória.
Veja mais:
- Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- Projeto Memórias de Jaguariúna é lançado oficialmente nesta quinta e sexta-feira no Boulevard O projeto nasceu da coluna Memórias de Jaguariúna, que surgiu no ano de 2016, junto com o site Estrela da Mogiana.
- Memórias de Jaguariúna: Município entra na rota da pesquisa com a inauguração da Embrapa Meio Ambiente Laura e José Abrahão contam como foram os primeiros passos como funcionários da Embrapa.
Comente: