Uma praça como ponto de encontro e o velho coreto para apresentações musicais
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 03/02/2022 A Praça Umbelina Bueno era ponto de encontro dos jovens e das famílias, no tempo do distrito de Jaguary. Era comum, as festas e encontros acontecerem em torno da Matriz de Santa Maria, atual Igreja Centenária.Uma obra fundamental na praça era o coreto, que sediava as apresentações da banda de música.
De acordo com o pesquisador José Carlos Rossi, a comunidade fez diversos pedidos para a Câmara Municipal de Mogi Mirim solicitando a construção de um coreto, no Largo da Igreja. Já existiam relatos dos pedidos, em artigos de jornais, a partir de 13 de agosto de 1913.
Só em 21 novembro de 1926 foi colocada a pedra fundamental na Praça Umbelina Bueno e a comunidade se uniu visando angariar fundos para a obra.
No ano seguinte, a comunidade comemorava a inauguração do coreto. Com o decorrer do tempo, o espaço foi passando por transformações até chegar aos dias atuais.
Veja mais:
- Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- Projeto Memórias de Jaguariúna é lançado oficialmente nesta quinta e sexta-feira no Boulevard O projeto nasceu da coluna Memórias de Jaguariúna, que surgiu no ano de 2016, junto com o site Estrela da Mogiana.
- Memórias de Jaguariúna: Município entra na rota da pesquisa com a inauguração da Embrapa Meio Ambiente Laura e José Abrahão contam como foram os primeiros passos como funcionários da Embrapa.
Comente: