Uma praça como ponto de encontro e o velho coreto para apresentações musicais
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 03/02/2022
Uma obra fundamental na praça era o coreto, que sediava as apresentações da banda de música.
De acordo com o pesquisador José Carlos Rossi, a comunidade fez diversos pedidos para a Câmara Municipal de Mogi Mirim solicitando a construção de um coreto, no Largo da Igreja. Já existiam relatos dos pedidos, em artigos de jornais, a partir de 13 de agosto de 1913.
Só em 21 novembro de 1926 foi colocada a pedra fundamental na Praça Umbelina Bueno e a comunidade se uniu visando angariar fundos para a obra.
No ano seguinte, a comunidade comemorava a inauguração do coreto. Com o decorrer do tempo, o espaço foi passando por transformações até chegar aos dias atuais.
Veja mais:
- Cerâmica Santa Cruz levava o nome de antiga fazenda e chamava a atenção pelas enormes chaminés Na coluna Memórias de Jaguariúna, destaque para cerâmica e fazenda, que produzia diversos produtos.
- Matriz Centenária é um marco importante da fundação da cidade de Jaguariúna A inauguração da igreja ocorreu nos dias 12 e 13 de janeiro do ano de 1895.
- A educação como instrumento de transformação e o amor à profissão de professora Adna Hossri Faria se formou em Pedagogia e começou ensinar no ano de 1952, na Fazenda Ipiranga.
Comente: