O trabalho da parteira Maria Florian Astini no antigo distrito de Jaguary
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 11/01/2022 Maria Florian Astini, nascida em 1879, foi uma das primeiras parteiras do distrito de Jaguary. Quando residia na fazenda Saint Cloud acabou fazendo o seu próprio parto e meses depois socorreu uma vizinha nessa mesma situação.Ela foi incentivada a exercer a profissão de parteira após conversar com o Doutor Clemente, que ainda transmitiu algumas orientações fundamentais de higiene e cuidados com os recém-nascidos.
Foi então, que Maria, passou a exercer a profissão de parteira e atender as mulheres do distrito e das fazendas.
Independentemente do tempo, chuva, sol ou horário, ela estava sempre pronta para atender as moradoras, e muitas vezes, precisava ir de carro de boi ou carroça, quando os lugares eram mais distantes.
Ela sentia orgulho em dizer que nunca um bebê morreu em suas mãos. Por mais de 30 anos exerceu a profissão, e atendeu a maior parte das famílias antigas de Jaguary.
Veja mais:
- Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- Projeto Memórias de Jaguariúna é lançado oficialmente nesta quinta e sexta-feira no Boulevard O projeto nasceu da coluna Memórias de Jaguariúna, que surgiu no ano de 2016, junto com o site Estrela da Mogiana.
- Memórias de Jaguariúna: Município entra na rota da pesquisa com a inauguração da Embrapa Meio Ambiente Laura e José Abrahão contam como foram os primeiros passos como funcionários da Embrapa.
Comente: