Warning: include(/home/storage/d/0c/ce/estreladamogiana/public_htmlmemorias-de-jaguariuna/css/style.css.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/d/0c/ce/estreladamogiana/public_html/memorias-de-jaguariuna/_prcss/dflts.php on line 93

Warning: include() [function.include]: Failed opening '/home/storage/d/0c/ce/estreladamogiana/public_htmlmemorias-de-jaguariuna/css/style.css.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in /home/storage/d/0c/ce/estreladamogiana/public_html/memorias-de-jaguariuna/_prcss/dflts.php on line 93
Memórias de Jaguariúna

Rio Jaguari era ponto de encontro, lazer e diversão dos moradores de Jaguariúna

por Redação/Estrela da Mogiana em 09/12/2021 Jovens tinham a tradição de se divertirem nas águas do rio (Acervo: Casa da Memória Padre Gomes)O rio Jaguari era ponto de encontro, passeio, lazer e diversão dos moradores. Era muito comum ver pessoas nadando no rio.
 
“Naquele tempo não haviam clubes e nem piscinas, e até décadas atrás a nossa distração era nadar escondido e depois apanhava do pai e da mãe. As águas eram limpas e cristalinas”, conta o coordenador da Casa da Memória, Tomaz de Aquino Pires.
 
Ele ainda recorda que até a década de 60, a população subia na ponte da Maria Fumaça para ver as enchentes, que ocorriam com frequência em tempo de muita chuva.
 
Já nos anos 70, com a implantação do Sistema Cantareira, Jaguariúna deixou de registrar enchentes nesse local porque diminuiu o volume de água no rio.
 
Compartilhe:
Comente: