Memórias de Jaguariúna

Padre Gomes deixa uma marca na história de Jaguariúna pela fé, amor ao próximo e de muito trabalho

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 12/09/2021
Ouça:
Padre Gomes durante um dos desfiles da Cavalaria Antoniana (Acervo Casa da Memória Padre Gomes)O lançamento da segunda fase do projeto Memórias de Jaguariúna destaca a última entrevista concedida pelo padre Antonio Joaquim Gomes a um veículo de comunicação.
 
Conhecido entre os fiéis como padre Gomes, ele ficou marcado na vida das pessoas pela sua fé e amor ao próximo, e ainda tinha um jeito simples de viver e estava sempre de batina.
 
Gostava de estar próximo dos fiéis e participava das atividades culturais da cidade, e era costume na rua ou na igreja, as pessoas pedirem a benção para o padre.
 
Ele assumiu a Paróquia de Santa Maria, em 17 de agosto de 1947 e Jaguariúna ainda era um distrito e pertencia ao município de Mogi Mirim, então, as dificuldades eram grandes.
 
“Era um distrito abandonado. Naquele tempo não tinha nada, nem escola, água e energia. E eu lembro do trem de ferro. Para ir nas capelas era de carroça”, relata o padre Gomes.  
 
Com a ajuda da comunidade realizou várias obras, entre elas, Campo do Padre, Cine Santa Maria, Dispensário (entrega de mantimentos para as famílias carentes), Creche Santo Antonio, espaço para atendimentos de médico, dentista e advogado, primeira gráfica, escola de datilografia, primeiras Cavalarias de Santo Antônio, de 1949 a 1951, Natal dos Pobres e Lar dos Velhinhos
 
Durante a entrevista na sua casa, que ficava atrás do Cinema do Padre, ele contou uma passagem divertida na chegada ao distrito.
 
“Eu estava em Rio Claro e o motorista de um médico veio me trazer e naquele tempo não tinha asfalto, a estrada era terra, não tinha luz e como estava anoitecendo passamos direto. Eu fui parar perto de Pedreira e depois perguntamos e achamos o caminho. Estava escuro, não vimos nada”, contou dando muitas risadas e se divertindo com a situação.
 
Ele ficou no cargo até 1º de outubro de 1990, sendo o padre que mais tempo permaneceu à frente da Paróquia de Santa Maria. E faleceu no dia 27 de julho de 2003, aos 96 anos.
 
Esses são apenas trechos da entrevista do padre Gomes, sendo que o material completo fará parte de um livro impresso e digital, que está sendo preparado pela equipe do projeto. O áudio completo também será publicado junto com o livro impresso e digital. 
Galeria de Imagens:
Compartilhe:
Comente: