Memórias de Jaguariúna

Projeto Memórias de Jaguariúna inicia segunda etapa de trabalho no aniversário da cidade

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 12/09/2021 Primeira etapa começou com a realização de entrevistas com moradores antigos da cidade.(Foto Casa da Memória Padre Gomes)De uma coluna no site Estrela da Mogiana nasceu o projeto Memórias de Jaguariúna, que em setembro deste ano inicia a segunda etapa de trabalho visando à preparação de um livro impresso.
 
O site foi lançado no ano de 2016, e desde então, vem mantendo a proposta de resgatar a história da cidade, além de publicar as notícias atuais. Nesse mesmo ano foi implantada a coluna que traz até os dias de hoje matérias sobre a história da cidade.
 
Diante da importância desse trabalho, o Memórias de Jaguariúna ganhou uma maior dimensão, se tornando um projeto. A primeira etapa começou com a realização de entrevistas com moradores antigos da cidade e que ainda terá continuidade após a pandemia da Covid-19.
 
A segunda etapa contará com a publicação de alguns trechos das entrevistas, junto com fotos, áudios e vídeos, de forma online, na página do Memórias de Jaguariúna, no site Estrela da Mogiana.
 
A primeira publicação com o padre Gomes ocorreu na década de 90, numa  época que não existia a facilidade de gravar vídeos e a entrevista foi registrada em fita cassete.
 
Com o passar do tempo esse material foi danificado e mesmo recuperado, o seu áudio apresenta problemas.
 
Mesmo assim, a equipe do projeto resolveu publicar pequenos trechos na abertura dessa série de matérias sobre a história de Jaguariúna, por ser um importante registro histórico.
 
Já a terceira etapa, com data de lançamento ainda indefinida, tem a proposta do lançamento do primeiro volume de um livro impresso e digital.
 
Esse projeto visa o lançamento de vários volumes, tendo em vista, a riqueza das memórias dos jaguariunenses, que contribuíram com o progresso da cidade, em diversos momentos e épocas.
 
Para divulgar cada vez mais esse trabalho e pensando em fortalecer a história, a equipe irá gravar vários vídeos sobre o projeto e os entrevistados, nas redes sociais: Facebook, Instagran e Youtube: Estrela da Mogiana.
 
Grupo de trabalho
 
O grupo do projeto é formado por Gislaine Mathias, Sandra Souza e Flávia Porto. Cada uma trabalha em diferentes áreas, mas se encontraram através dos mesmos objetivos, o de resgate da história de Jaguariúna.
 
Sandra Regina de Souza é Gestora Cultural e graduada em Turismo pela UniFAJ - Faculdade de Jaguariúna. Profissional com mais de 20 anos no segmento cultural, atua com planejamento, desenvolvimento e execução de projetos culturais e turísticos para gestão pública, corporativa e terceiro setor.
 
Com uma longa experiência profissional no trabalho cultural atuou em diversos eventos, tais, como, Luzes de Natal, coordenação no desenvolvimento do projeto Café e Viola com exposição cultural, resgate do trecho da Maria Fumaça até o Centro Cultural de Jaguariúna, Festival Internacional de Inverno de Jaguariúna.
 
Além da elaboração de projetos para leis de incentivos e ter cursado Técnico em Secretariado, com registro DRT, na Instituição: E.E.S.G. “João Belarmino”.
 
Gislaine Oliveira Mathias é formada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Trabalhou nos jornais JJ (Jornal de Jaguariúna) e na Gazeta Regional, e na Rádio Educativa de Jaguariúna.
 
Além de atuar como repórter, também vem se dedicando ao resgate da história com a participação em diversos especiais sobre a cidade, além de ser a jornalista responsável por jornais e revista em comemoração ao aniversário da cidade. Atualmente se dedica ao site Estrela da Mogiana, de sua propriedade.
 
Flávia Porto tem formação no Ensino Técnico, em Segurança no Trabalho. É proprietária da página PreservAção Verde, que foi responsável pelo lançamento do Gibi Chico em Defesa do Meio Ambiente.
 
E também pela organização dos eventos sobre Folclore e atrações culturais na Praça Centenária, numa realização conjunta com o jornal Gazeta Regional. Atualmente está cursando História, pela Universidade São Francisco.
 
Compartilhe:
Comente: