Memórias de Jaguariúna

Os prédios da Prefeitura de Jaguariúna em diferentes épocas e momentos da história da cidade

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 25/08/2021 Foto mostra o primeiro prédio que abrigou a prefeitura de Jaguariúna na década de 50 (Acervo Casa da Memória Padre Gomes)Joaquim Pires Sobrinho, o Quinzinho, se tornou o primeiro prefeito de Jaguariúna e a posse ocorreu em 1º de janeiro de 1955. A primeira prefeitura foi instalada num antigo casarão na esquina da Rua José Alves Guedes com a Cândido Bueno.
 
Já em 1960, a prefeitura passaria a contar com prédio próprio, na rua Alfredo Bueno, onde atualmente funciona diversos departamentos.
O coordenador da Casa da Memória Padre Gomes, Tomaz de Aquino Pires disse que no primeiro ano de emancipação político-administrativa, a cidade não tinha nada e foi responsabilidade do primeiro prefeito alugar uma casa, comprar os móveis e montar a primeira prefeitura.
 
“Não tinha condução e usava o seu próprio carro para servir o município”, complementa. Ele recorda que o lixo era recolhido por uma carrocinha e dois burros, nas ruas centrais. Naquela época, a cidade possuía 5 mil habitantes, sendo 2.900 na zona rural.
 
Na época, Quinzinho inaugurou o Posto de Puericultura, com o intuito de cuidar exclusivamente das crianças. Procedeu à instalação de tubos canalizando córregos, arrumou estradas, criou o Ginásio Estadual de Jaguariúna, inaugurou posto de saúde e efetuou a compra de terreno para a construção de prédio próprio da prefeitura, dentre outras benfeitorias.
 
Atualmente, o Gabinete do Prefeito funciona no antigo prédio da Escola Amâncio Bueno.  
 
Compartilhe:
Comente: