Memórias de Jaguariúna

Distrito de Jaguariúna passa a contar com caminhão e contribui para mudanças no transporte de mercadorias

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 28/04/2021 Guido Tozzi, um dos primeiros caminhoneiros. Na carroceria a criança Eduardinho Tozzi. Em pé: Reinaldo Abrucezzi e Celso Henrique Tozzi (Cecé): rua Júlia Bueno, 1949 (Acervo Casa da Memória Padre Gomes) O tempo foi passando na antiga Jaguariúna e os meios de transporte foram se modificando ao longo dos anos. O caminhão passou a fazer parte do cenário do distrito de Jaguariúna e um dos primeiros caminhoneiros foi Guido Tozzi.
 
O filho Paulo recorda que o seu pai tinha um sítio e em 1952 comprou dois caminhões para transportar frutas. Depois de um certo tempo, ele passou a fazer fretes.
 
Já o sobrinho Antonio Fernando Tozzi lembra que por um período ele trabalhou com moinho de fubá e quando começou fazer frete transportava areia, sendo que naquele tempo era carregada na pá, além disso, buscava pedra na pedreira e farinha nos moinhos para trazer para a padaria Gottardo. 
 
“Nas festas de São Sebastião, Guido era o leiloeiro oficial. Por ter uma voz forte e possante, trabalhou muitos anos nessa profissão, e era um ícone das festas religiosas da cidade”, complementa. 
 
Compartilhe:
Comente: