Memórias de Jaguariúna

Jaguariúna de antigamente contava com bombas de gasolina na rua Cândido Bueno

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 17/04/2021 Bomba de gasolina de propriedade da família Rizzoni (Acervo Casa da Memória Padre Gomes)As bombas de gasolina de rua mais antigas de Jaguariúna ficavam instaladas na rua Cândido Bueno, numa época em que não existia posto de gasolina.
 
Três comerciantes ofereceram esse tipo de atendimento, num tempo, em que o número de carros ainda era bem reduzido. Moacir Mantovani conta que a primeira bomba era de propriedade da família Castanho, conhecida como bomba coqueiro, e ficava bem em frente à Praça Umbelina Bueno, do outro lado da rua.
 
Já a bomba de gasolina, de Aristides Rizzoni, foi adquirida do seu sogro Alberto de Almeida. E a terceira bomba, de propriedade da família Mantovani, já era elétrica, e estava localizada em frente ao atual prédio residencial do centro de Jaguariúna, próxima à Praça Umbelina Bueno.
 
“Quando faltava força precisava usar a manivela para movimentar a bomba. Com 15 anos, eu ficava de macacãozinho, tanto atendia na bomba como calibrava pneu, fazia mecânica e trocava óleo. Foi um grande momento na minha vida e nunca deixei de trabalhar. Tenho amor pelo meu trabalho e sempre tive comércio, então considero isso uma grande riqueza e um presente”, destaca Moacir Mantovani.
 
Compartilhe:
Comente: