Desfiles cívicos movimentaram a comunidade e entraram para a história de Jaguariúna
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 03/03/2021 Em diferentes momentos, os moradores de Jaguariúna participavam dos tradicionais desfiles cívicos. A princípio, os eventos ocorriam em comemoração ao Dia da Independência do Brasil (7 de Setembro), mas com a emancipação político-administrativa da cidade, o 12 de Setembro também foi incluído nas festividades.Essa tradição é tão antiga que existe um registro fotográfico de 1923, quando ainda era um lugarejo, onde mostra um desfile na Rua Alfredo Engler, com a participação de escoteiros.
A ex-aluna Elza Aparecida Pimenta recorda que desfilou quando estudava na escola Amâncio Bueno, em 1970, e no Tozzi, de 1973 a 77. “Era muita emoção e me sentia orgulhosa de estar desfilando. A emoção era ainda maior quando a fanfarra começava a tocar”, relata Elza Aparecida.
Ela ainda se emociona ao lembrar dos amigos de escola, pois foi uma época muito boa. A Rua Cândido Bueno foi o local de realização da maioria dos desfiles. Os alunos, professores e diretores se uniam na preparação enquanto que a comunidade esperava com ansiedade pelo evento.
Numa fase mais recente, eles aconteceram no Centro Cultural, com a participação das escolas de Jaguariúna. Atualmente, a cidade deixou de promover os desfiles cívicos.
Galeria de Imagens:
- Ano de 1956: alunos comemorando a Independência do Brasil (Foto Casa da Memória Padre Gomes)
- Ano de 1957: desfile passando pela rua Amâncio Bueno, em frente à escola que leva o mesmo nome (Foto Casa da Memória Padre Gomes)
- Elza Aparecida se recorda com emoção do tempo quando desfilou representando as escolas Amâncio Bueno e Celso Henrique Tozzi (Foto Casa da Memória Padre Gomes)
- Desfiles atraíam grande público na Rua Cândido Bueno (Foto Casa da Memória Padre Gomes)
- Numa fase mais recente, desfiles ocorreram no Centro Cultural (Foto Gislaine Mathias)
Veja mais:
- Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- Projeto Memórias de Jaguariúna é lançado oficialmente nesta quinta e sexta-feira no Boulevard O projeto nasceu da coluna Memórias de Jaguariúna, que surgiu no ano de 2016, junto com o site Estrela da Mogiana.
- Memórias de Jaguariúna: Município entra na rota da pesquisa com a inauguração da Embrapa Meio Ambiente Laura e José Abrahão contam como foram os primeiros passos como funcionários da Embrapa.
Comente: