Memórias de Jaguariúna

Desfiles cívicos movimentaram a comunidade e entraram para a história de Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 03/03/2021 Foto mostra os alunos comemorando a Independência do Brasil no ano de 1956Em diferentes momentos, os moradores de Jaguariúna participavam dos tradicionais desfiles cívicos. A princípio, os eventos ocorriam em comemoração ao Dia da Independência do Brasil (7 de Setembro), mas com a emancipação político-administrativa da cidade, o 12 de Setembro também foi incluído nas festividades. 
 
Essa tradição é tão antiga que existe um registro fotográfico de 1923, quando ainda era um lugarejo, onde mostra um desfile na Rua Alfredo Engler, com a participação de escoteiros.  
 
A ex-aluna Elza Aparecida Pimenta recorda que desfilou quando estudava na escola Amâncio Bueno, em 1970, e no Tozzi, de 1973 a 77. “Era muita emoção e me sentia orgulhosa de estar desfilando. A emoção era ainda maior quando a fanfarra começava a tocar”, relata Elza Aparecida.
 
Ela ainda se emociona ao lembrar dos amigos de escola, pois foi uma época muito boa. A Rua Cândido Bueno foi o local de realização da maioria dos desfiles. Os alunos, professores e diretores se uniam na preparação enquanto que a comunidade esperava com ansiedade pelo evento.
 
Numa fase mais recente, eles aconteceram no Centro Cultural, com a participação das escolas de Jaguariúna. Atualmente, a cidade deixou de promover os desfiles cívicos.
 
Compartilhe:
Comente: