Memórias de Jaguariúna: Município se transforma em cenário para novelas e filmes em diferentes décadas
por Gislaine Mathias em 04/02/2020
As filmagens foram realizadas nos rios Jaguari e Camanducaia, na mata da Fazenda Santa Úrsula e no sítio da família Murer. O filme destacava os mistérios da Floresta Amazônica e tinha o título ‘Curucu, Beast of the Amazon’ (Curuçu, o Terror do Amazonas). No elenco, a atriz Beverly Garland e o ator John Bromfield.
Muitos jaguariunenses colaboraram com as filmagens e alguns ajudaram até na construção de cenários, entre eles, Sebastião Ferminio de Souza. Os outros atuaram como figurantes, e um deles foi Gerado Preto de Godoy. Os animais para gravação vieram do Zoológico de São Paulo.
De acordo com Leontina Baldassin de Godoy, o marido Geraldo, comentava que o difícil era correr descalço sobre os espinhos de bacaúva na mata da Fazenda Santa Úrsula.
Jaguariúna voltou a ser cenário da sétima arte, no ano de 1974, com o filme ‘Sedução’ trazendo no elenco: Sandra Bréa, David Cardoso, Dioniso Azevedo e Ney Latorraca e teve como local de filmagens a Fazenda Santa Úrsula.
Já em 1976, foi a vez da produção do filme ‘O Mulherengo’ chegar na cidade para gravar as cenas e um dos locais utilizados foi a Praça Umbelina Bueno. Integraram o elenco, Edwin Luisi, Nádia Lippi e Helena Ramos.

A cidade também sediou a gravação de várias novelas, entre elas, A História de Ana Raio e Zé Trovão, pela TV Manchete, em 1991, que movimentou a cidade durante cerca de 40 dias.
O momento mais marcante foi um desfile equestre para recepcionar as caravanas de rodeio, com a participação de vários artistas, no Centro Cultural. No elenco: Ingra Liberato, Almir Sater e Angela Leal. Foram gravados os últimos 30 capítulos da novela, em Jaguariúna.

Veja mais:
- Santa Cruz, Onça Preta e Estrela do Morro desfilaram na avenida do samba de Jaguariúna Nos tempos em que os desfiles de rua movimentavam a vida dos jaguariunenses.
- Carnaval de Jaguariúna: do tradicional corso até os bailes nos clubes e na avenida Na coluna Memórias desta semana, destaque de como era realizada a folia em diferentes épocas.
- Jaguariunenses se tornam atores e produções são marcadas pela criatividade e bom humor Ideia nasceu numa brincadeira durante conversa entre amigos e quando conseguiram uma câmera.
Comente: