Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: Município se transforma em cenário para novelas e filmes em diferentes décadas

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 04/02/2020 Cartaz do filme norte-americano gravado na década de 50. Geraldo aparece de costas segurando a lançaJaguariúna vem sendo, ao longo da sua história, cenário para a locação de filmes e novelas. Essa tradição começou quando Jaguariúna ainda era recém-emancipada e recebeu uma equipe da Companhia Cinematográfica Universal International Pictures, dos Estados Unidos, no final de 1955. O elenco permaneceu na cidade durante um mês.
 
As filmagens foram realizadas nos rios Jaguari e Camanducaia, na mata da Fazenda Santa Úrsula e no sítio da família Murer. O filme destacava os mistérios da Floresta Amazônica e tinha o título ‘Curucu, Beast of the Amazon’ (Curuçu, o Terror do Amazonas). No elenco, a atriz Beverly Garland e o ator John Bromfield.
 
Muitos jaguariunenses colaboraram com as filmagens e alguns ajudaram até na construção de cenários, entre eles, Sebastião Ferminio de Souza. Os outros atuaram como figurantes, e um deles foi Gerado Preto de Godoy. Os animais para gravação vieram do Zoológico de São Paulo.
 
De acordo com Leontina Baldassin de Godoy, o marido Geraldo, comentava que o difícil era correr descalço sobre os espinhos de bacaúva na mata da Fazenda Santa Úrsula.
 
Jaguariúna voltou a ser cenário da sétima arte, no ano de 1974, com o filme ‘Sedução’ trazendo no elenco: Sandra Bréa, David Cardoso, Dioniso Azevedo e Ney Latorraca e teve como local de filmagens a Fazenda Santa Úrsula.
 
Já em 1976, foi a vez da produção do filme ‘O Mulherengo’ chegar na cidade para gravar as cenas e um dos locais utilizados foi a Praça Umbelina Bueno. Integraram o elenco, Edwin Luisi, Nádia Lippi e Helena Ramos.  
Atriz Angela Leal, que interpretava a velha Biga, divertiu o público durante gravação no desfile das caravanas de rodeio 
A cidade também sediou a gravação de várias novelas, entre elas, A História de Ana Raio e Zé Trovão, pela TV Manchete, em 1991, que movimentou a cidade durante cerca de 40 dias.
 
O momento mais marcante foi um desfile equestre para recepcionar as caravanas de rodeio, com a participação de vários artistas, no Centro Cultural. No elenco: Ingra Liberato, Almir Sater e Angela Leal. Foram gravados os últimos 30 capítulos da novela, em Jaguariúna.
Ingra Liberato, que interpretava Ana Raio, mostrou muita simpatia no desfile que aconteceu no Centro Cultural
Compartilhe:
Comente: