Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: padre pioneiro implanta diversos projetos no distrito de Jaguary

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 29/05/2019 Padre Gomes durante celebração de missa no ano de 1965, já de frente para os católicos. Anteriormente, o padre ficava de costasO padre Antonio Joaquim Gomes atuou na comunidade de Jaguariúna de maneira bastante marcante e foi considerado uma pessoa à frente do seu tempo. Ele assumiu a Paróquia de Santa Maria, em 17 de agosto de 1947, ficou no cargo até 1º de outubro de 1990 e faleceu no dia 27 de julho de 2003, aos 96 anos. Durante esse período, mostrou humildade, amor ao próximo, se manteve conservador e onde ia estava sempre de batina.
 
Além de realizar as funções de padre, como, celebrar missas e realizar confissões, foi atuante na implantação de serviços na área de assistência social e criação de espaços de lazer e cultura, principalmente quando Jaguariúna era distrito e no início de município.
 
Antes de falecer, Padre Gomes recordou em entrevista sobre quando chegou em Jaguariúna. “Naquele tempo era um distrito abandonado. Era muito difícil e para ir em alguns lugares mais distantes eu utilizava a carroça. Na estrada não tinha asfalto, então, era pó e quando chovia era lama. Nós fazíamos poços para tirar água”, relatou o padre Gomes.
 
De acordo com suas lembranças havia um grande respeito com a figura do pároco. “Naquele tempo se pedia a benção para o padre, mas os filhos também pediam a benção para os pais, então, havia respeito com os mais velhos”, salientou.
 
Diante das dificuldades da época, o padre foi implantando serviços, sempre com o apoio da comunidade. “Eu comprei uma máquina e coloquei uma gráfica para os folhetos da paróquia. Já as senhoras trabalhavam e as crianças não tinham com quem ficar, então, deixavam com o padre. No início à creche ficava na igreja e fomos construindo um prédio até ter uma sede. E o Campo do Padre foi criado para oferecer futebol para as crianças”, destacou sobre algumas de suas realizações.
 
Hoje, Jaguariúna tem a Casa da Memória em homenagem a esse padre que foi destaque em Jaguariúna, pois até o fim da vida, serviu à sua comunidade e atendeu até pessoas de outras cidades. “Ele foi uma pessoa benemérita que participou intensamente da vida da cidade. “Embora teve uma formação conservadora, foi uma pessoa de grande visão, pois enxergou além da sua época e viu as necessidades de seu povo. Teve uma importância ímpar para a história de Jaguariúna”, frisou o coordenador Tomaz de Aquino Pires. 
 
Algumas benfeitorias    
 
- Construção do Campo do Padre
- Construção do Cine Santa Maria, atual Teatro Municipal
- Dispensário (entrega de mantimentos para as famílias carentes)
- Implantação da Creche Santo Antonio
- Espaço para atendimentos de médico, dentista e advogado
- Primeira gráfica
- Escola de datilografia
- Criação das primeiras Cavalarias de Santo Antônio, de 1949 a 1951.
- Natal dos Pobres
- Lar dos Velhinhos
 
Compartilhe:
Comente: