Estrela da Mogiana: nasce o Cognome de Jaguariúna em homenagem a tradição ferroviária
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 16/08/2016
O concurso de âmbito nacional foi organizado pelo professor de Língua Portuguesa e agente aposentado do IBGE, Ildefonso de Paula Oliveira, pelo professor de geografia Irineu Expedito Ferrari e o contador da prefeitura José Poltronieri.
A comissão organizadora recebeu cerca de 300 sugestões enviadas de diversas cidades.
Entre os nomes estavam Cidade Simpatia, Noiva da Mogiana e Cidade Cordeal.
Foram selecionados dez nomes. As cédulas foram encaminhadas para proprietários de empresas e repartições públicas da cidade.
No total foram 200 votantes. A apuração aconteceu no Clube Sociedade Amigos de Jaguariúna, atual Jaguar Tênis Clube, quando a sede ficava na Rua Alfredo Engler.
O nome mais votado foi Estrela da Mogiana, do poeta, jornalista e fundador da Academia Amparense de Letras, Francisco Luzia Neto. A sugestão ganhou fácil porque haviam muitos ferroviários na cidade e a estrada de ferro representava muito naquela época para Jaguariúna.
Veja mais:
- Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- Projeto Memórias de Jaguariúna é lançado oficialmente nesta quinta e sexta-feira no Boulevard O projeto nasceu da coluna Memórias de Jaguariúna, que surgiu no ano de 2016, junto com o site Estrela da Mogiana.
- Memórias de Jaguariúna: Município entra na rota da pesquisa com a inauguração da Embrapa Meio Ambiente Laura e José Abrahão contam como foram os primeiros passos como funcionários da Embrapa.
Comente: