Histórias do Esporte em Jaguariúna

Centro de Lazer do Trabalhador foi ponto fundamental para a popularização do esporte

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 11/05/2022 Foto mostra o complexo esportivo e início da construção do ginásio AzulãoO cenário da prática esportiva e do lazer mudaria completamente em Jaguariúna, com a implantação do Centro de Lazer do Trabalhador Antonio Aparecido Rodrigues dos Santos (Lebrão). Anteriormente, na sua inauguração, o nome do espaço era Tancredo de Almeida Neves, mas a mudança ocorreu em virtude do falecimento de Lebrão e da sua importância para o esporte da cidade.
 
Com a construção do Centro de Lazer, a partir da década de 80, a comunidade passou a contar com campo de futebol, quadra coberta, piscinas e campos de bocha, se tornando um ponto de prática esportiva e de lazer gratuito.  
 
“No ano de 1982, quando fui fazer estágio de Educação Física, o Centro de Lazer, conhecido como campão, ainda estava sendo montado, então, não tinha alambrado e onde é o Azulão, tinha uma quadra descoberta, e eu dava aula de futebol de salão, vôlei e basquete, pegava sol, frio e chuva. Nós abrimos no enxadão, uma caixa de salto e fizemos uma pista de atletismo, e tinham duas piscinas”, relata o professor de Educação Física, Fernando Augusto               Beneduzzi Nascimento.
 
Ele ainda comenta como era o espaço no início de funcionamento. “Como não tinha nada em volta a bola ia longe e tínhamos que descer o barranco e pegar no mato. A sociedade abraçou muito forte o Centro de Lazer e contava com a presença dos filhos e dos pais. Tinha fila de espera, era o único complexo esportivo da cidade, todos queriam participar e muitos alunos passaram pelas aulas, tinham muitos voluntários. Os primeiros campeonatos de salão, vôlei e basquete sugiram a partir de 88’, comenta Fernando.
Foto mostra todo o complexo do Centro de Lazer
 
Compartilhe:
Comente: