Histórias do Esporte em Jaguariúna

Modalidade bocha começa ser praticada por imigrantes italianos no distrito de Jaguary

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 03/11/2021 Prática da modalidade começou em campo no centro da cidade e depois se espalhou por outros lugares (Acervo Casa da Memória)A modalidade bocha foi trazida pelos imigrantes italianos para o distrito de Jaguary. O jogador Edson Eleazibe Galane, conhecido por Piava, recorda que quando era criança já acompanhava os jogos de bocha, com o seu pai, desde o tempo do primeiro campo de Jaguariúna, que ficava ao lado da padaria Gottardo.
 
Com o crescimento da cidade, o esporte foi se expandindo e as canchas de bocha foram invadindo outros espaços. Piava recorda que tinha o jogo de ‘Bocha do Mané Alface’, na Avenida Marginal, próxima da Ponte da Maria Fumaça.
 
Na esquina do Jaguar, surgia também o campo do Hermelindo Lana. “Quando o seu Zé Moraes abriu o campo de bocha, na rua Alfredo Bueno, por volta de 1962, eu tinha 12 anos e naquele tempo menor de idade não podia participar porque era considerado jogo de azar”, enfatiza.
 
Depois foram surgindo outros campos de bocha pela cidade até a inauguração do Centro de Lazer do Trabalhador. Ele lembrou que o ex-secretário de Esportes, Antonio Aparecido Rodrigues dos Santos, o Lebrão, foi um incentivador da prática da modalidade.
 
E ainda recorda que nas Olimpíadas da Integração, o time de bocha foi tricampeão, e ainda conseguiu duas medalhas de prata e uma de bronze.
 
Compartilhe:
Comente: