Histórias do Esporte em Jaguariúna

Estrela da Mogiana lança nova editoria e destaca a história de Gualberto

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 20/10/2018 Equipes seguiam à pé da praça até o campo de futebol O site Estrela da Mogiana lançou a editoria Memórias do Esporte de Jaguariúna. A partir deste sábado, dia 20, o site começa um trabalho de resgate de fotos e histórias envolvendo todas as modalidades esportivas desenvolvidas na cidade. A proposta é contribuir para a preservação dos momentos esportivos de Jaguariúna ao longo dos anos.
 
A primeira matéria traz a história do atleta jaguariunense João Gualberto Pires, que fez parte da publicação impressa e on-line do especial de aniversário de Jaguariúna. Ele começou a carreira de jogador no Vasco da Gama, mas a sua trilha no esporte, iniciou no futebol de Jaguariúna, no União Esportiva Jaguariense.
 
“Os jogos aconteciam quase todos os domingos. Tinham os times infantil e juvenil e o amador que disputava o Campeonato da Região, e jogava contra várias equipes, entre elas, Santa Sofia de Pedreira, Atlético Floresta de Amparo e Mogi Mirim. O futebol era bem concorrido naquele tempo. Os empresários assistiam aos jogos da garotada, e aqueles que se destacavam iam para São Paulo e Rio”, relata Gualberto.
 
Ele foi descoberto quando jogava no União, no ano de 1951, e foi convidado para fazer teste no Vasco da Gama. Depois disso, conquistou altos voos na carreira, mas Jaguariúna sempre esteve presente em sua vida. Ao recordar do tempo de adolescência, ele lembra do jogo entre casados e solteiros, quando os times saiam do jardim em desfile até o campo, com o acompanhamento de banda de música, chamando a torcida. “O futebol era o divertimento aos domingos, uma opção de lazer e recreação”, salienta.
 
Depois do Vasco, ele passou pelo São Paulo, onde jogou no profissional de 1958 a 60, e em seguida teve passagem no Noroeste, sendo que encerrou a carreira em 1965. Um fato que marcou a sua vida foi quando jogou na preliminar do jogo do Brasil contra a Argentina, em 1957, na estreia de Pelé, com 16 anos.

Legendas das fotos (Acervo Casa da Memória Padre Gomes)

Foto 1 - Equipes do União Esportiva Jaguariense, nas categorias principal, aspirante e juvenil, 1955. Era uma tradição ter o jogo entre casados e solteiros, e todos seguiam da Praça Umbelina Bueno até o Campo do União com a banda de música tocando chamando a cidade e sua torcida para o jogo (Acervo Casa da Memória Padre Gomes)

Foto 2 - Da esquerda para a direita em pé: Emílio Bergamasco(Milo), Francisco Malachias(Chiquinho-Goleiro), Rubens Malachias, Eliasib Roscito, Ethewaldo Penteado, Moacir Mantovani, Osvaldo de Freitas(Xamborê), Gualberto Pires e Ademar Ferrari.Agachados: (Não conseguiram identificar o atleta), Laércio Gothardo, Irineu Ferrari(Neuzinho), José Emygdio Pires, Roberto Malachias e Darci Alves da Silva (Darci Alagoano). Time Infantil do União Esportiva Jaguariense, 1951.(Acervo Casa da Memória Padre Gomes) 

Foto 3 - Da esquerda para a direita em pé: Maurício Ferrari(Quiro), Luís Cirilo Ferrari(Zinho), Nico Tonini(Gordo-Goleiro),Toninho Pires, Eliasib Roscito, Gualberto Pires e Chico Santiago(Técnico).Agachados: José Emygdio Pires, Souzinha, José Bergamasco(Bega), Rubens Malachias e Laércio Gothardo. Time Aspirantes do União Esportiva Jaguariense, 1953. Jogo em Barão Geraldo, Campinas. (Acervo Casa da Memória Padre Gomes)

Time infantil do União Esportiva Jaguariense   Time de Aspirantes do União Esportiva Jaguariense
Compartilhe:
Comente: