Notícias > Cultura
Cavalaria Antoniana completa 45 anos de história em Jaguariúna
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 25/06/2018
Carros de boi, cavalos, charretes e bois de sela integraram o desfile da 45ª Cavalaria Antoniana, no domingo, 17, em Jaguariúna. Neste ano, a organização manteve a saída do desfile mais cedo e por volta das 11h45, os participantes já estavam passando pelo Centro Cultural Zi Cavalcanti, principal ponto de concentração de público. De acordo com estimativa da organização, o evento foi prestigiado por cerca de 10 mil pessoas, e ficou abaixo dos números registrados nas edições anteriores.A programação contou com a apresentação de cavalos adestrados da raça Luzitana, de Morungaba, que mostraram habilidades de dança e equilíbrio na avenida. O adestrador Luiz Carlos Pires de Oliveira disse que foi um prazer mostrar o seu trabalho de adestramento para o público de Jaguariúna.
Ele ainda salientou a importância da Cavalaria Antoniana. “É uma tradição de Jaguariúna que leva o nome da cidade para o Brasil inteiro e está de parabéns toda a comissão e a prefeitura por manter essa tradição, pois é importante mostrar esses animais para as crianças, que muitas vezes, não têm oportunidades de ver carro de boi e cavalos adestrados. Por este motivo é preciso manter a tradição e a cultura da Cavalaria Antoniana”, enfatizou.
Várias famílias participaram e também assistiram ao desfile, numa tradição que vem sendo mantida ao longo dos anos. A moradora de Jaguariúna, Francisca Macedo e a filha Giovana Maria, acompanham o desfile desde a sua gestação. De acordo com ela a filha demonstra grande amor pelas tradições de Jaguariúna. Já Giovana, com 5 anos, disse que ficou emocionada com o desfile porque ama a Cavalaria. “Dá muita emoção ver o desfile e os animais”, frisou.
A programação também teve momentos de emoção com homenagens a adolescente Agata Beatriz Silva e a jovem Rosana Caxa Malachias, que costumavam desfilar na Cavalaria. Também recebeu homenagens a família de José Olímpio, carreiro que por muitos anos foi responsável por conduzir o carro de boi com a imagem do padroeiro, Santo Antonio.
A secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos enalteceu que a Cavalaria Antoniana é um patrimônio cultural do município. “A ideia neste ano foi preservar a cultura deste desfile, que é de cunho religioso e manter um evento bonito com a participação de pessoas de várias cidades. A cada ano, nós pretendemos promover o resgate da cultura do evento, que é o maior do município”, frisou.
Desde o ano passado, a organização optou pela realização do desfile mais cedo e de acordo com Maria das Graças isso ocorreu em função do resgate da tradição, pois muitos participam sem a intenção religiosa e da promoção da cultura, mas sim para bagunçar. Nos anos anteriores, o desfile ocorria no período da tarde, e com essa mudança, o público está começando a se acostumar com o novo horário.
“Hoje, a Cavalaria se divide em dois eventos, um desfile que vem com beleza e cultura e o outro voltado para os shows. No desfile percebi a participação das famílias e a presença de crianças, num clima agradável e seguro, mas no show já contamos com algumas dificuldades, por isso, tivemos apoio de segurança, da Polícia Militar e da Guarda Municipal. É sempre emocionante participar dessa festividade”, concluiu.
Veja mais:
- por em //
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: