Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Sky implanta projeto pioneiro de educação em 12 escolas municipais de Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/06/2018 arquivo sem legenda ou nomeA Sky realizou o lançamento do Escola+, também conhecido como Escola Plus, com a presença de executivos da empresa e profissionais da Educação de Jaguariúna, na segunda-feira, dia 18, no Teatro Municipal. Este é o mais avançado projeto de educação audiovisual da América Latina, que disponibilizará gratuitamente o conteúdo da TV paga para enriquecer a grade curricular das escolas da rede municipal de ensino.
 
De acordo com a secretária de Educação, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa foi um dia muito especial por estar recebendo o projeto numa grande parceria com a Sky que vem muito agregar ao município. “A Educação procura sempre investir em tecnologia, mas com o apoio oferecido pela Sky, com certeza será um trabalho muito melhor. Serão 12 escolas beneficiadas pelo projeto e isso vem agregar totalmente com os conteúdos trabalhados em sala, pois hoje a tecnologia faz com que o aprendizado fique cada vez melhor”, frisou a secretária.  
 
O gerente regional da Escola+, Germán Covarrubias, ressaltou que os conteúdos são sempre educativos. “O importante não é a tecnologia, mas o que as comunidades fazem com esses recursos tecnológicos, e nesse processo, o programa propõe o acompanhamento, por este motivo, essa parceria com o Senac é fundamental. Nós demoramos quatro anos para implantar esse programa no Brasil, com a finalidade de encontrar um parceiro para enfrentar esse desafio”, enfatizou.  
 
O gerente do Senac de Mogi Guaçu, Marcelo Paganini enfatizou ser um projeto pioneiro, no Brasil. “Nós vamos unir a Educação e a Tecnologia para a melhoria dos jovens que estão na escola, pois eles terão acesso a toda a tecnologia dentro das escolas e nas bibliotecas”, frisou Marcelo completando que com certeza Jaguariúna será referência nesse projeto.
 
Ele explicou que o papel do Senac será treinar todos os professores da rede municipal para que consigam trabalhar com a tecnologia Sky com os alunos em sala de aula. O projeto transmitirá – por meio da televisão via satélite – o conteúdo educacional de parceiros como Discovery na Escola, National Geographic, Disney, Take Off Media e Fundación Torneos.
 
O prefeito Gustavo Reis disse que a parceira vai proporcionar uma janela para o conhecimento e facilitar o aprendizado. “Vamos ter a oportunidade de através da conectividade melhorar o rendimento dos alunos, pois muitos não teriam acesso ao conteúdo global, que faz parte da Escola Plus. Nós temos o privilégio de poder levar essa nova janela do conhecimento, especialmente, para as escolas mais distantes”, frisou o prefeito.
 
O vice-presidente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Sky, Sandro Mesquita, salientou que a Educação é um tema fundamental de desenvolvimento e de investimento para criar uma sociedade melhor, mais produtiva e que possa estar conectada. “Nós escolhemos há mais de 11 anos atrás começar investir na nossa tecnologia com os conteúdos, pois podemos fazer algo para ajudar a nossa educação. Cada escola, cada país e cidade, é uma realidade, então, foram muitos erros mas muitas vitórias nesses anos. E agora chega ao Brasil essa tecnologia maravilhosa e com o conteúdo extraordinário. Tem sido gratificante e emocionante, por isso que escolhemos investir, pois queremos ser um ator ativo na melhoria da educação desse país.
 
Jaguariúna foi escolhida para receber o projeto por vários fatores, mas o principal de acordo com Sandro, é que o município tem uma visão de futuro, de conexão e de realmente incentivar a população para estar mais conectada e mais ativa em todos os temas que estão sendo abordados na sociedade.
 
“Nós encontramos um sócio maravilhoso que nos abriu as portas para estar trabalhando em conjunto com as escolas do ensino fundamental, e não é uma coisa fácil, pois é uma confiança que levamos com muita honra e humildade. Cremos na comunidade de Jaguariuna, temos o nosso Centro de Transmissão que é o mais avançado de todas as Américas, incluindo o dos Estados Unidos. Jaguariuna é pioneira na nossa própria corporação e vimos aqui como um lugar perfeito para o projeto”, enalteceu Sandro completando que a intenção é expandir a Escola Plus para todo o Brasil.
 
Além de Jaguariúna, a cidade de Jundiaí também receberá o projeto. Na América Latina, foi implementado em 2007 pela DIRECTV e já abrange 8 países e beneficia mais de 8,8 mil escolas, atingindo mais de 2 milhões de estudantes. Desde o lançamento, foram mais de 129 mil horas de conteúdos transmitidas.

arquivo sem legenda ou nome
 
 
Compartilhe:
Comente: