Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Junho é o mês das Festas Juninas e dos cuidados com a rede elétrica

por Redação/Estrela da Mogiana em 15/06/2018 arquivo sem legenda ou nomeA temporada de Festas Juninas começou e nessa época, as barraquinhas tomam conta das cidades da área de concessão da CPFL Santa Cruz, principalmente nas igrejas, escolas e parques, tanto por conta das comidas típicas quanto pelas brincadeiras e jogos.
 
Mas os cuidados com a rede elétrica devem ser observados, no entanto, para não estragar a diversão. Junho é mês do espírito de Festa Junina, mas também da segurança.
 
A montagem das barracas é um dos temas que requer atenção redobrada nas Festas Juninas. Quando estas são montadas, nem sempre as pessoas se preocupam em chamar um eletricista ou especialista para checar se as instalações elétricas estão em bom estado, sem apresentar nenhum risco para os que estão trabalhando ou se divertindo.
 
Os locais das festas devem ser escolhidos observando-se todos os cuidados para garantir a segurança dos participantes, de modo que barracas, palanques e palcos sejam instaladas mantendo sempre uma distância segura da rede elétrica.
 
“Na hora de montar as barracas, as pessoas acabam se esquecendo de tomar cuidados básicos com a fiação elétrica. Cuidados estes que podem evitar graves acidentes e prevenir grandes transtornos”, explica o gerente de saúde e segurança no trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.
 
A CPFL Santa Cruz, distribuidora da CPFL Energia que atende 45 municípios nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, separou sete dicas para garantir a segurança durante as festas. Vale destacar a importância de seguir as orientações de um especialista em redes elétricas, que poderá avaliar o estado das instalações e qual é a distância mínima segura para a montagem de qualquer estrutura.
 
Dicas
 
Use apenas produtos com garantia e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a qualidade de produtos como lâmpadas e tomadas.
 
Fique atento ao manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, os quais, em contato com a rede elétrica, podem provocar graves acidentes.
 
Nunca pendure as tradicionais “bandeirinhas” coloridas em postes ou cabos e nem coloque próximo da rede elétrica bandeirinhas que contenham fios ou cabos metálicos em sua confecção.
 
Nunca acender fogueiras perto da rede elétrica, já que a alta temperatura pode interromper o fornecimento de energia elétrica.
 
Nunca faça ligações clandestinas para fornecer energia para a festa.

Consulte sempre os técnicos da distribuidora de energia sobre os parâmetros de segurança com a rede elétrica, antes de montar a festa.
 
É recomendado utilizar os serviços de um profissional da área para observar detalhadamente os cuidados com toda a rede de iluminação e alimentação (tomadas).
 
Um alerta importante para os pais que vão levar os seus filhos para as Festas Juninas é, ao chegar ao local, prestar atenção em todo o entorno da festa. Observe a estrutura das barracas e veja se não há fios de energia passando por locais onde irão pisar, se a fiação está solta ou com fios mal emendados e desencapados. Lembre-se sempre que o risco de acidente é grande nesses casos e a festa pode se transformar em tragédia.
 
Outra tradição comum na Festa Junina que deve ser evitada é a prática de soltar balões. Se atingirem a rede elétrica ou subestações, os balões podem provocar graves acidentes, além do risco de causarem queimadas que, se ocorrerem próximas de linhas de transmissão, podem provocar a interrupção no fornecimento de energia para um grande número de consumidores.

arquivo sem legenda ou nome
 
Compartilhe:
Comente: