Estrela da Mogiana

Notícias > PreservAção Verde

Concursos e gincana agitam os alunos de Jaguariúna na Semana do Meio Ambiente

por Gislaine Mathias em 13/06/2018 arquivo sem legenda ou nomeAlunos da rede municipal de ensino de Jaguariúna participaram de dois concursos em comemoração à Semana do Meio Ambiente e a premiação dos melhores trabalhos foi realizada na quarta-feira, dia 6, no Teatro Municipal Dona Zenaide.
 
No Concurso de Maquetes com o tema “A importância da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Município de Jaguariúna”, a escola vencedora foi a Franklin de Toledo Piza Filho. A coordenadora Hellen Honorato Eugenio disse que participar desse projeto foi muito importante.
 
“Trazer algo prático para os alunos complementa o trabalho do professor em sala de aula, então, a aprendizagem deles e a assimilação do conteúdo acabam por ocorrer de uma melhor forma, e lógico que a aula fica mais dinâmica, eles adoram, se divertem e aprendem”, analisou.
 
A aluna Izabella Inocênio Ferreira de Souza, disse que representar o grupo vencedor do concurso foi empolgante. “Nós fizemos o trabalho para mostrar como a ETE funciona e destacar o Meio Ambiente, e fiquei feliz por ganhar o concurso”, frisou. Ela ainda deixou uma mensagem: ‘vamos cuidar do Meio Ambiente porque é uma coisa muito rara e nós precisamos dele para a nossa sobrevivência’. 
 
arquivo sem legenda ou nomeJá no Concurso de Pintura em Tela com o tema “A Importância da Proteção de Nascentes”, a escola Adone Bonetti foi a vencedora. A aluna Ana Carolina Batista, que representou a escola, deixou o seguinte recado: ‘Precisamos cuidar mais do Meio Ambiente para que as pessoas consigam viver no mundo. Vamos cuidar mais do Brasil e do nosso Planeta’.  
 
O coordenador Henrique Correa Lima disse que foi positivo porque o trabalho foi feito em conjunto com os alunos do 6º ano que participaram de todo o processo da tela. “Eles não usaram pigmento artificial, pois utilizaram a própria terra da escola para produzir a tinta, então, atendeu a demanda do projeto de ser ecologicamente viável. Os alunos ficaram envolvidos com o projeto”, frisou.
 
A solenidade contou com as presenças de pais, alunos, profissionais da educação, além da secretária de Agropecuária e Meio Ambiente, Rita Bergamasco, da secretária de Educação, Cristina Catão e do prefeito Gustavo Reis.  
 
Os concursos são iniciativas dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Jaguariúna – CONDEMA, em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente.
 
Gincana
 
Já os alunos da Escola Municipal Professor Irineu Espedito Ferrari participaram da Gincana sobre Coleta Seletiva. A ação, em parceria com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente.
 
Durante a gincana, os alunos do ensino fundamental foram divididos em dois times, o Fogo (vermelho) e o Tsunami (azul). Na primeira atividade, o objetivo era separar os lixos recicláveis em seus respectivos lugares no menor tempo possível.
 
A segunda, e decisiva, atividade foi uma espécie de “pega-bandeira”. Com direito a gritos de guerra e muita disposição, os times precisavam atravessar o campo do adversário em busca do material reciclável, e em seguida, depositá-lo no lugar correto. No final, a vitória do Tsunami.
arquivo sem legenda ou nome
 
 
Compartilhe:
Comente: