Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Guarda Municipal de Jaguariúna inaugura nova base do canil na Fazenda da Barra

por Bruno Giannini em 12/06/2018 arquivo sem legenda ou nomeA Guarda Municipal de Jaguariúna disponibilizará aulas gratuitas de adestramento aos tutores interessados em tornar seus cães mais dóceis e obedientes tanto dentro quanto fora de casa. A novidade será apresentada, à população, no sábado, 16, durante a abertura oficial para visitação pública da Fazenda da Barra, um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade.
 
A propriedade passou por uma das fases de um minucioso restauro arquitetônico, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com verbas provenientes do Governo Federal. Como parte integrante da programação haverá, a partir das 9h, a cerimônia de inauguração da nova base do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), que ocupará uma das edificações da fazenda.
 
Já às 9h30, após a apresentação de alto nível dos cães adestrados pela GM, com participação inclusive de outros canis de corporações da região, serão distribuídas, aos interessados, as fichas de inscrição, limitadas a 100 participantes.
 
Dois grupos de 50 pessoas se revezarão, a cada 15 dias, aos sábados – em aulas com duração de 1h30, porém com horários de início e término ainda a serem definidos – aprendendo, com o instrutor, a empregar as técnicas de adestramento aos seus cães, tais como: ‘junto’, ‘senta’, ‘deita’, ‘fica’, ‘aqui’ e ‘não’. 
 
É importante frisar que, caso a quantidade máxima de inscritos para o projeto ‘EducaCão’ seja atingida, será organizada uma lista de espera para abertura de turmas posteriores.
 
arquivo sem legenda ou nomeEntusiasta do trabalho com os cães – direcionados para imobilizar suspeitos, farejar substâncias ilícitas, entre outras atribuições – Silvio Luiz Telles de Menezes, oficial da GCM de Jaguariúna, revela que a ideia de implantar as aulas de adestramento surgiu em parceria com seus companheiros de farda, Josafá Sidnei Gonçalves, João Carlos de Sousa e Paulo Roberto Grazia, com o intuito de desencorajar uma prática recorrente na cidade: o abandono animal. 
 
“Infelizmente, têm sido comuns os casos de pessoas que dispensam seus cachorros, os jogam fora como se fossem lixo, por eles comerem plantas, pularem demais ou fugirem com frequência. Isso me deixa triste e revoltado. E todos esses problemas que eu citei são fáceis de resolver. Basta um simples treinamento aplicado por seus donos. O que não pode é humanizar o cão e deixar de fazer as correções adequadas na hora certa, isto é, tem que impor limites. A educação animal é, antes de tudo, um ato de amor e responsabilidade”, salienta o adestrador.
 
Credibilidade
 
 “Para nós, profissionais que trabalhamos visando o bem estar animal, a educação dos pets é muito importante. A orientação de um profissional desde o início da vida do filhote faz uma enorme diferença. Por isso, as avaliações comportamentais, realizadas por um médico veterinário especializado, bem como as aulas de educação para os tutores e seus filhotes, além do adestramento, são excelentes formas de colocar em prática o conceito de posse responsável dos animais”, analisa a médica veterinária Patricia Carla Bonezi, admiradora declarada do trabalho com os cães, realizado pela GCM de Jaguariúna.
 
Trajetória
 
Silvio Luiz Telles de Menezes ao lado do colega, Josafá Sidnei Gonçalves, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 2017, a convite do deputado estadual Chico Sardelli (PV), por projetos que aproximam os cães da população, a exemplo da participação junto ao ‘Escola Amiga’, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Jaguariúna.
 
Menezes iniciou sua carreira há doze anos. Passou por diferentes setores da GCM até chegar ao Canil. Ele conta que os cães utilizados no apoio ao policiamento tático/ostensivo, são escolhidos logo na ninhada, de acordo com a presença de determinados traços comportamentais, e que toda a assistência aos animais, desde a medicação até o adestramento, é prestada por oficiais do Canil de Jaguariúna.
 
Logo após entrar para a Guarda, foi presenteado com sua cachorra, Pandora, e decidiu treiná-la, de maneira totalmente intuitiva, até que percebeu sua aptidão natural. “Em dois meses ela já obedecia de oito a 10 comandos, como: deitar, cumprimentar e andar de costas”, finaliza.

arquivo sem legenda ou nome
 
 
O oficial da GCM de Jaguariúna, Silvio Luiz Telles de Menezes, convida a população para a inauguração do canil, na Fazenda da Barra, neste sábado, dia 16. O vídeo foi gravado no dia 7 de junho.
Compartilhe:
Comente: