Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Corpus Christi é comemorado por milhares de católicos em Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 05/06/2018 arquivo sem legenda ou nomeMilhares de católicos das paróquias de Santa Maria, Sagrado Coração de Jesus e Beata Irmã Dulce participaram da celebração de Corpus Christi, em Jaguariúna, na quinta-feira, dia 31. A movimentação começou logo de manhã, quando os católicos se uniram para a decoração do enorme tapete para passagem da procissão do Corpo de Cristo.
 
Após horas de trabalho foi possível verificar a beleza do tapete colorido aliado a criatividade, a diversidade dos temas e a utilização de materiais, como, serragem, flores e tampinhas de garrafa. A comemoração de Corpus Christi com a celebração da missa aconteceu na Matriz Nova de Santa Maria.
 
Em seguida, milhares de católicos participaram da procissão de Corpus Christi pelas ruas enfeitadas e na chegada ocorreu a benção do Santíssimo Sacramento, que foi acompanhada por milhares de fiéis em frente a Matriz.
 
O padre Milton Modesto disse que a tradição de comemorar a Eucaristia começou no século XIII. “Uma freira chamada Juliana de Mont Cornillon tinha constantes visões e sentia que Jesus gostaria que houvesse uma festa pública da Eucaristia, pois antes, as missas eram mais reservadas. Uma vez o padre Pedro Braga celebrando a santa missa em Bolsena na Itália ao consagrar a hóstia duvidou que fosse a Eucaristia, então, jorrava sangue em cima da mesa do altar. A partir daí, o Papa Urbano IV solicitou que aquela hóstia fosse trasladada de Bolsena para Orvieto e na chegada da procissão o Papa diz a seguinte expressão em latim Corpus Christi – Corpo de Cristo, então, a partir desse fundamento, temos toda a história dessa data e a criação dos tapetes, a celebração e a benção do Santíssimo”, relatou.
 
Compartilhe:
Comente: