Notícias > Esportes
Atleta paraolímpico Pauê divulga Dia do Desafio em palestra no Hospital Walter Ferrari
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 30/05/2018
O atleta paraolímpico Pauê esteve em Jaguariúna para divulgar o Dia do Desafio e realizou uma palestra para os funcionários do Hospital Walter Ferrari. Após ser atropelado por uma locomotiva quando atravessava uma linha desativada de trem, ele passou 58 dias internados e viveu momentos muito críticos. A sua história é motivadora, pois superou os desafios, sendo o único surfista biamputado do mundo e ainda se tornou um competidor de triathlon, com inúmeros títulos, entre eles, o de campeão mundial da categoria. “A ideia deste tipo de ação é mostrar para as pessoas a importância da atividade física e no meu caso, ela não só me trouxe de volta para o mundo e me restaurou após um episódio de mudança, um acidente, como também me trouxe um horizonte novo porque me tornei um atleta e conquistei títulos mundiais. E tudo acabou sendo uma grande descoberta e surpresa”, frisou o atleta completando que a sua intenção com as palestras é tentar sensibilizar as pessoas e mostrar que independente dos obstáculos que existam a gente sempre precisa buscar o movimento.
Ele relatou que após o acidente o esporte ajudou na recuperação, pois do contrário, talvez demoraria mais tempo para se reabilitar. “O movimento é a ideia global, as pessoas precisam aprender a se movimentar nem que seja 15 minutinhos diários, pois os resultados são surpreendentes e a gente não imagina o quanto consegue a partir do momento que tomamos a atitude de querer o nosso bem-estar, e a atividade física é algo muito importante”, enalteceu.
O monitor de esportes do Sesc Campinas, Diego Fernandes disse que a atividade com o Pauê foi pensada para trazer uma mensagem do movimento visando incentivar as pessoas a fazer atividade física. “Pensamos no nome do Pauê para falar sobre vencer obstáculos e superar dificuldades”, frisou.
O Dia do Desafio tem algumas novidades para esse ano. “A primeira é que se tornou uma lei tornando a última quarta-feira do mês de maio o Dia do Desafio, que é uma conquista de anos. Uma outra diferença é no formato do evento, que passa a ser trienal, ou seja, a cidade concorrerá com outra cidade por três anos seguidos. E também haverá um ranking da soma dessas duas cidades, sendo que ao mesmo tempo que elas competem entre elas também se cooperam para ver qual a dupla de cidades que movimenta mais pessoas”, contou.
Jaguariúna x Irati
Nesta quarta-feira, dia 30, Jaguariúna enfrenta Irati, no Paraná, no Dia do Desafio. De acordo com a diretora de Juventude, Qualidade de Vida e Lazer, Janaina Vacilotto a intenção é atingir a maior porcentagem possível da população e a Secretaria de Esportes está trabalhando para superar a meta atingida no ano passado.
Neste dia, a pessoa pode praticar qualquer atividade física por 15 minutos, sozinha ou em grupo, na escola, em casa ou no trabalho. Depois, é só registrar a participação pelo e-mail: eventos.esportes@jaguariuna.sp.gov.br ou pelo telefone 3867-1077.
Veja mais:
- por em //
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: