Estrela da Mogiana

Notícias > PreservAção Verde

Jaguariúna encerra o ano de 2017 com certificado do selo VerdeAzul

por Redação em 03/02/2018 arquivo sem legenda ou nomeJaguariúna ficou na 21ª colocação, a melhor posição de sua história entre os municípios que concorrem ao certificado do Selo VerdeAzul, com a nota 85,39 no Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo.
 
De acordo com o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente (Dama), é o sétimo ano seguido que a cidade recebe a certificação.
Além disso, o município também integra a elite da Região Metropolitana de Campinas (RMC) na questão ambiental, onde aparece no 4º lugar entre as 20 cidades.
 
Pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA), 48 municípios paulistas conseguiram atingir nota superior a 80 pontos e receberão o certificado.
 
O ranqueamento é o resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. Trata-se de critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.
 
O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante às prefeituras premiadas a prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).
 
Em virtude desse resultado, o município foi contemplado com um recurso de R$ 150 mil liberado pelo FECOP, dinheiro que, conforme a Prefeitura, será aplicado na aquisição de um caminhão para a coleta seletiva na cidade.
 
A Chefe de Divisão de Reciclagem Aline Granghelli Catão, também foi premiada pelo programa como Interlocutora Suplente.
 
Lançado em 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Compartilhe:
Comente: