Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Festa de São Sebastião completa 100 anos de história em Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 17/01/2018 arquivo sem legenda ou nomeA tradicional Festa de São Sebastião completa 100 anos de existência, com uma programação que reúne orações, alvorada, quermesse, leilão de animais e shows, na Paróquia de Santa Maria.
 
O membro da comissão organizadora do leilão, Tomaz de Aquino Pires disse que é uma grande alegria acompanhar a centésima festa. “O meu avó José Pires Junior e o Silvino Poltronieri foram os festeiros da primeira festa, numa época em que o Brasil enfrentava a epidemia da gripe espanhola. Em Jaguariúna houve um ferroviário vítima fatal dessa doença, no ano de 1918”, contou Tomaz que trabalha nessa festa há cerca de 42 anos.
 
Ele ainda explica que na época da gripe espanhola, a senhora Terezinha Machado de Almeida doou a imagem de São Sebastião ao padre Antonio Caravela.
 
“E em janeiro de 1919, o padre fez a primeira festa de São Sebastião, então, tem muita história e devoção ao santo, pois sempre foi pedida a sua intercessão para proteção a lavoura, aos rebanhos e aos animais, e contra as pestes”, contou.
 
As doações iam desde animais até cereais e carros de lenha para o leilão. “Essa festa foi o marco da evangelização do povo de Deus de Jaguariúna, com as famílias mostrando a história do mártir da fé cristã, o soldado romano que para não negar a fé em Jesus Cristo foi morto pelo imperador Diocleciano”, salientou Tomaz.
 
Segundo ele com o passar do tempo a festa de São Sebastião se tornou um patrimônio cultural imaterial e religioso de Jaguariúna. Neste ano, os fogos de estampido serão substituídos pelos repiques dos sinos, nos momentos especiais durante a programação. 
 
Programação
 
Tríduo Preparatório na Matriz Nova
 
Dia 17 de janeiro
19h30 – Pedido chuva e proteção à cidade e aos municípios contra as catástrofes e doenças. Noite do Pastel.
 
Dia 18 de janeiro
19h30 - Proteção às lavouras, à saúde dos rebanhos e orações pelo Brasil contra a corrupção política. Noite do Pastel.
 
Dia 19 de janeiro
19h30 - Pelo êxito da festa, proteção aos fiéis e aos animais. Noite do Pastel.
 
Solenidade e Quermesse
 
Dia 20 de janeiro – Data dedicada a São Sebastião
 
12h - Repique dos sinos na Matriz Centenária
17h30 - 100ª procissão com a presença do Bispo Dom Luiz Gonzaga Fechio, com saída da Matriz Centenária.
18h - Santa Missa presidida pelo bispo e após a celebração inauguração das imagens de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida diante da Matriz Nova.
Animada quermesse, com a apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
 
Dia 21 de janeiro
 
9h - Alvorada com repique dos sinos na Matriz Centenária e chegada dos animais. Realização da romaria de cavaleiros, saindo da Capela de São Sebastião, no bairro Bom Jardim.
10h - Santa Missa na Matriz Nova com a entronização da Imagem de São Sebastião e homenagem as catequistas que evangelizaram na Paróquia de Santa Maria.
11h - Benção dos veículos e motos pela Rua Jose Alves Guedes.
11h30 - Almoço no restaurante: arroz, salada, feijoada branca com farofa e carnes assadas. Só no local. Valor R$ 20.
13h30 - Repique dos sinos na Matriz Centenária e benção dos animais.
14h - Leilão dos Garrotes ao lado da Matriz Nova e início do show de prêmios no Centro de Pastoral Paroquial Padre Gomes.
20h - Show com a Banda Balaio de Gato
Compartilhe:
Comente: