Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Cavalaria Antoniana completa 44 anos de história e retorna ao antigo percurso

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 20/06/2017 arquivo sem legenda ou nomeO desfile da 44ª Cavalaria Antoniana de Jaguariúna foi realizado no domingo, 11, com o retorno ao percurso antigo e a mudança de horário, com a proposta de proporcionar o resgate religioso e cultural desta festa popular, que é uma das mais tradicionais da cidade.

A programação contou com a benção dos participantes, pelo padre Milton Modesto e as presenças dos integrantes da Confraria de Santo Antonio, recém-fundada.

O desfile ainda manteve a tradição dos carros de boi, charretes, cavalos, bois de sela e neste ano teve a participação dos animais adestrados do cavaleiro Sérgio Faria, do Haras Agro Maripá, que vem sendo treinados há um ano.

“Este é o terceiro ano que participo da Cavalaria, mas a demonstração com as duas potras foi a primeira vez”, disse Sérgio completando que é um trabalho lento e que precisa de paciência, dedicação e muito carinho. De acordo com ele a Cavalaria é importante porque ajuda na divulgação, proporciona alegria e reúne a família.

A abertura do desfile contou com o carro de boi levando Santo Antonio, o padroeiro da festa, e também ocorreram as apresentações dos carros de carneiros com as imagens de Nossa Senhora Aparecida e do Cristo Redentor.

A secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos disse que estava bastante apreensiva em virtude do histórico dos últimos anos, mas houve um investimento em segurança com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar, e o desfile saiu tudo dentro do planejado.

“Nós tivemos a participação das pessoas, teve o resgate da religiosidade com a benção dos animais pelo padre Milton Modesto e a distribuição dos pães e fitinhas de Santo Antonio, com a presença do fundador da festa, Anizio de Aguiar. Foi um desfile ordeiro que resgatou a história de um patrimônio cultural da nossa cidade”, analisou a secretária Maria das Graças completando que o desfile passou no Centro Cultural no horário previsto, ou seja, ao meio dia.

De acordo com a secretária o retorno ao Centro Cultural ocorreu positivamente, porque o desfile passou pelo local de maneira ordeira e foi dada a oportunidade das famílias participarem novamente desse evento.

A Cavalaria também teve uma mudança de horário, com saída às 10h e chegada no Centro Cultural ao meio dia, sendo que em outras edições, o desfile passaria nesse local por volta das 16h. A secretária Maria das Graças acredita que no próximo ano o público já esteja acostumado com essa mudança, com o desfile acontecendo de manhã, como uma maneira de preservação do patrimônio cultural e por ser um evento de cunho religioso.  

De acordo com avaliação da organização em torno de 30 mil pessoas acompanharam as atrações da festa deste ano. 
 
Compartilhe:
Comente: