Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Comemoração de Corpus Christi reúne cerca de 3 mil católicos em Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/06/2017 arquivo sem legenda ou nomeA data de Corpus Christi foi comemorada em Jaguariúna, com a união das paróquias Santa Maria, Sagrado Coração de Jesus e Beata Irmã Dulce, na quinta-feira, dia 15.

A preparação do tapete para a procissão começou a meia-noite e ocorreu durante toda a madrugada, envolvendo em torno de 150 pessoas das três paróquias.

Foram utilizados materiais diversos, desde serragens até pó de café, e os desenhos, além de transmitir mensagens, mostraram muita criatividade dos fiéis.

Neste ano, a programação religiosa começou logo pela manhã, às 8h, com a celebração de uma missa, na Matriz de Santa Maria. Em seguida, em torno de 3 mil católicos participaram da procissão por algumas ruas próximas da Matriz. Em alguns trechos do percurso, músicos cantavam hinos religiosos na passagem da procissão.

O encerramento foi com a benção do Santíssimo Sacramento. 

O padre José Siqueira, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, disse que reunir as três paróquias faz parte do princípio da Eucaristia. “É a unidade. Nós devemos nos manter unidos, pois é o desejo de Jesus Cristo, que veio ao mundo e deu a sua vida na cruz por nós, para nos unir na fé, na esperança e no amor”, enfatizou o padre completando que trabalhar de madrugada fazendo os enfeites por onde passou o Santíssimo Sacramento, foi uma alegria e um trabalho artístico muito bonito.

“E isso alegra o coração de Deus, pois também alegra o nosso coração. Trabalhamos a madrugada inteira para fazer essa decoração nas ruas, e isso, com certeza agradou Jesus e também cada um de nós que acredita nele com toda fé e confiança”, frisou.

Já o padre Milton Modesto, da paróquia Santa Maria disse que a missa, procissão e os enfeites são uma expressão da igreja para mostrar Jesus na Eucaristia. “A ideia de enfeitar as ruas é uma criatividade muito bonita, mas depende muito da organização de cada comunidade e igreja local. Nesse ano, nós resolvemos dividir o trajeto e cada paróquia ficou responsável para expressar no tapete um pouco da sua fé e da sua trajetória, com os símbolos e imagens”, destacou o padre salientando que o material é usado de maneira que não agrida a natureza e nem prejudique o trânsito depois da procissão.

“O ano que vem pretendemos fazer melhor”, completou. 
 
Corpus Christi Comemoração em Jaguariúna envolveu as paróquias de Santa Maria, Sagrado Coração de Jesus e Beata Irmã Dulce.
Compartilhe:
Comente: