Estrela da Mogiana

Notícias > Região

Tradição de 'Fecha Corpo' atrai milhares de pessoas para Monte Alegre

por Redação/Estrela da Mogiana em 24/04/2017 arquivo sem legenda ou nomeA tradição de ‘fecha corpo’ ao tomar pinga com ervas, é uma tradição que vem se mantendo há cerca de 70 anos, em Monte Alegre do Sul.

Na Sexta-Feira Santa, os produtores de cachaça se prepararam para receber milhares de pessoas.

Logo cedo, por volta das 6h, a Praça Bom Jesus já estava lotada para hora de “fechar o corpo”. Seguido a tradição é preciso tomar em jejum, a famosa mistura de pinga com guiné ou arruda acompanhada por um pãozinho com aliche.

A tradição começou em 1948, quando o monte-alegrense Seu Zezé Valente estava doente e tomou a receita que aprendeu com a escrava Nhá Sabá: um remédio para "fechar o corpo" contra mau olhado, inveja e doenças. Quando a saúde melhorou, estava claro que a simpatia havia funcionado. 

Daí em diante, toda Sexta-Feira da Paixão, muita gente vem a Monte Alegre do Sul para o Fecha Corpo. Hoje, vários alambiques e produtores participam dessa tradição que protege a população e traz muitos turistas em busca de proteção para a continuidade do ano.

 
Compartilhe:
Comente: