Estrela da Mogiana

Notícias > Meio Ambiente

Defesa Civil de Jaguariúna realiza Operação Estiagem até o dia 30 de setembro

por Redação/Estrela da Mogiana em 02/06/2026 Jaguariúna lança Plano de Contingência de Defesa Civil (Foto Diego Monarin)A Defesa Civil de Jaguariúna deu início à Operação Estiagem 2026, instituída pelo Decreto Municipal nº 5.029.  A ação estabelece o Plano de Contingência de Defesa Civil até o dia 30 de setembro, com medidas de prevenção, monitoramento e resposta aos impactos causados pela estiagem.
 
A coordenação da operação ficará sob responsabilidade da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), que atuará de forma integrada com órgãos municipais, estaduais e federais para garantir ações rápidas e eficientes durante o período de baixa umidade do ar e aumento do risco de queimadas e incêndios.
 
Entre as principais ações previstas estão o monitoramento contínuo dos índices de umidade relativa do ar, acompanhamento de dados meteorológicos e realização de vistorias técnicas em campo.
 
O decreto também estabelece níveis de criticidade, que variam de observação até emergência, conforme os índices de umidade registrados.
 
A Defesa Civil reforça que, durante o período de estiagem, a população deve redobrar os cuidados para evitar queimadas, prática proibida e que representa riscos ao meio ambiente, à saúde pública e à segurança da população. Casos de incêndio ou queimadas devem ser comunicados imediatamente aos órgãos competentes.
 
A operação também prioriza a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente crianças, idosos e pessoas com deficiência. Além disso, a Prefeitura poderá emitir boletins técnicos e comunicados oficiais com orientações à população ao longo da operação.
 
Segundo a Defesa Civil Municipal, a participação da população é fundamental para reduzir riscos e preservar a segurança de todos durante o período de estiagem.
 
Compartilhe: