Notícias > Patrimônio Histórico
Fazenda Serrinha é a primeira construção histórica tombada pelo Conselho do Patrimônio de Jaguariúna
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/05/2026
O Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Arqueológico, Ambiental, Documental e Paisagístico de Jaguariúna (CONPHAAJ) realizou o primeiro tombamento municipal de um prédio histórico. Isso aconteceu durante a reunião da quarta-feira, dia 20 de maio, quando os conselheiros aprovaram o tombamento da sede da Fazenda Florianópolis, que pertenceu ao fundador da cidade, Amâncio Bueno e que atualmente tem o nome de Serrinha.O presidente do conselho, Paulo Fraga disse que o conselho conseguiu num tempo recorde realizar o inventário da sede fazenda, que é o primeiro passo para o tombamento.
“É uma data histórica. É o primeiro tombamento na nossa cidade feito pelo município, pelo CONPHAAJ. E isso representa um marco histórico interno nosso, de adquirir todo o procedimento jurídico, de notificações, de levantamento e de memorial descritivo para o inventário desse edifício de interesse histórico, e claro, é um ganho para a nossa cidade”, completou.
Ele relatou que o imóvel estava em um estado ruim de conservação, o que chamou atenção dos conselheiros por causa do descaso. “E nessa gestão atual, houve uma ação, onde a gestão pública, o proprietário, o conselho, ou seja, a sociedade civil, conseguisse o tombamento da forma mais rápida possível”, frisou.
Paulo comentou que já estão sendo realizadas ações de limpeza e o próximo passo é dar andamento as obras de emergência para que depois possa ter início o projeto de restauro através de apoio da iniciativa privada.
De acordo com o membro do conselho e coordenador da Casa da Memória, Tomaz de Aquino de Pires foi um momento de vitória. “É a vitória do Conselho do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico. É um momento de vitória da administração e o momento de vitória do proprietário, então, nos unimos num esforço de preservar a história do município de Jaguariúna”, destacou Tomaz.
Tomaz ressalta a importância histórica da sede da Fazenda, que pertenceu ao fundador de Jaguariúna, Amâncio Bueno. “Veja a importância do tombamento da sede da Fazenda Florianópolis porque representa o nascimento de Jaguariúna. Ali ele idealizou a fundação da Vila Bueno e ali centralizou essa Vila Bueno, com esse empreendimento imobiliário. Ele chega da Europa, estudante de medicina, com a necessidade de vir ajudar a mãe, que o pai faleceu, Cândido Bueno, para ele administrar três fazendas de café da família. E ele vê a estaçãozinha do Jaguary de 1875, e ele então pensa nesse empreendimento imobiliário e a fundação de uma vila, que seria um local que prometia futuro”, explica.

Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 30/04/2026 Memórias em vídeos: Beraldo de Souza conta detalhes sobre a origem do nome Tanquinho Velho A origem do bairro nasceu a partir de um tanque que existia na localidade e que originou o nome Tanquinho.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.