Notícias > Podcasts
Podcast Trilhos da História #02: Jaguari teve no passado um posto de pedágio sobre a passagem dos rios
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 20/03/2026
Ouça:
No ano de 1745, a coroa portuguesa autorizou onde atualmente está localizada Jaguariúna, a instalação de um Registro Fiscal, no rio Jaguari, se tornando um pedágio para cobrança sobre a passagem do rio.Esse era um privilégio dado aqueles que se aventurassem a abrir novas passagens por conta e risco, chamado direito de pedágio. Eles ganhavam o direito de cobrar uma taxa sobre a passagem dos rios, dos viajantes, tropas e cargueiros em trânsito.
14 anos antes, em 1731, este registro foi estabelecido em Mogi Mirim, tendo recebido um regimento em 16 de janeiro de 1733, mas apenas em 1745 começaria a funcionar.
Essas informações estão publicadas no livro Vila Bueno – Ensaios para a história, nas páginas 36, 37 e 38.
Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 30/04/2026 Memórias em vídeos: Beraldo de Souza conta detalhes sobre a origem do nome Tanquinho Velho A origem do bairro nasceu a partir de um tanque que existia na localidade e que originou o nome Tanquinho.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.