Estrela da Mogiana

Notícias > Podcasts

Podcast Confetes e Lembranças #04: Jaguariúna teve tradição de desfiles de escolas de samba

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/02/2026
Ouça:
Imagem de divulgaçãoNo passado, Jaguariúna teve tradição na realização de desfiles de escolas de samba. Uma delas, foi a Escola de Samba Santa Cruz, que nasceu por volta de 1974. O ex-prefeito Laércio José Gothardo lembrou durante uma entrevista que a ideia de formar a escola foi do Pedro Abrucês durante uma conversa. Ao comentarem com os moradores do bairro, a iniciativa foi aceita de imediato, e daí surgiu a escola de samba Santa Cruz, que chegou a sair com 600 integrantes.
 
Laércio conta detalhes de como foi o trabalho para colocar a escola na avenida.
 
Jaguariúna também teve outras escolas de samba de destaque como Onça Preta, que desfilava com cerca de 400 pessoas.  A escola tinha a ala de compositores, mas todos ajudavam no momento da composição do samba-enredo. A escola desfilava com três a quatro carros alegóricos.
 
Outra escola de destaque na época foi Estrela do Morro, que se concentrava no Bar do Tonhão, próximo ao Centro de Lazer do Trabalhador Lebrão. A escola saia com cerca de 200 pessoas e com o tempo foi crescendo a participação. Se destacou por vários temas, entre eles, Roque Santeiro e Ali Babá e os 40 Ladrões.
 
Os primeiros desfiles ocorriam na rua Cândido Bueno e anos mais tarde passou para a avenida do Centro Cultural. Foram surgindo outras escolas e blocos, como, Unidos da Serra.
Compartilhe:
Comente: