Estrela da Mogiana

Notícias > Podcasts

Podcast Confetes e Lembranças #02: Jaguariúna homenageada pela Pérola Negra em 2008

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 16/02/2026
Ouça:
Imagem de divulgaçãoPela primeira vez na história, Jaguariúna foi tema de escola de samba no grupo especial do carnaval de São Paulo. Esse feito ocorreu em 2008 quando a Escola de Samba Pérola Negra defendeu o tema ‘A onça vai beber água! Jaguariúna: qualidade de vida e desenvolvimento nos trilhos do tempo’.
 
A escola desfilou com 25 alas, mais de 3 mil componentes e cinco carros alegóricos. Este momento entrou para a história, pois a cidade teve o seu nome divulgado para o Brasil e o mundo.
 
A escola se destacou em vários quesitos, como samba enredo e mestre-sala e porta-bandeira, que tiveram as notas máximas dos jurados. A quebra de uma parte do carro Maria Fumaça prejudicou a escola no quesito alegoria, e a Pérola Negra terminou em 10º lugar, com 87,50 pontos.
 
Vários famosos prestigiaram o desfile, como, a dupla Guilherme e Santiago, a atriz Adriana Alves e o ator Rodrigo Veronese.
 
O desfile foi bastante elogiado pelos comentaristas da Rede Globo e ficou marcado pelo ano em que a escola saiu com carros grandes e luxuosos, sendo considerado um divisor de águas no carnaval da Vila Madalena.
 
Nas alas ou nos carros alegóricos, como destaques, os jaguariunenses se fizeram presentes no desfile. A Pérola Negra ainda participou da Folia em Jaguariúna, na época que o evento tinha o nome de Carnaval nas Estrelas, desfilando com 500 integrantes e encantando moradores e turistas, no Centro Cultural.
 
O samba de enredo: A onça vai beber água. Jaguariúna: qualidade de vida e desenvolvimento nos trilhos do tempo tem como compositores: Rogério Morgado, Renne das Lentes, Reinaldo Pajé, Marcelo Papo Doce e Marco Aurélio.
 
Compartilhe:
Comente: