Notícias > Cultura
Corte do CarnaJaguá é eleita no Grito de Carnaval na Praça Umbelina Bueno e está pronta para folia
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 13/02/2026
A Praça Umbelina Bueno foi palco da escolha da corte do CarnaJaguá, uma tradição que foi retomada na cidade de Jaguariúna, neste ano. O evento teve a participação da bateria Pegada da Onça e dos puxadores do samba-enredo.O candidato Henrique Marconato foi eleito o Rei Momo e Vanessa Almeida venceu o concurso como Rainha. A corte foi completada pela primeira princesa, Marina de Sá e segunda princesa Adriele Teixeira. O concurso aconteceu durante o Grito de Carnaval, no domingo, dia 8.
O Rei Momo Henrique tem uma história de participação de muitos carnavais e recordou que a sua avó Dona Zezé costurava as fantasias das escolas de samba Unidos da Serra, Estrela da Morro e Santa Cruz. “Essas histórias vieram na minha memória e resolvi participar”, completou.
Segundo ele vencer o concurso é uma sensação maravilhosa. “Pra gente que nasceu aqui e conheceu grandes carnavais de Jaguariúna, a sensação é maravilhosa. Eu convido todo mundo para participar dos quatro dias de carnaval no Parque Santa Maria”, frisou.
Já a Rainha Vanessa Almeida também tem história no carnaval da cidade. “Estou muito feliz e alegre. Fico muito honrada de fazer parte dessa corte do Carnaval de Jaguariúna, que é uma festa tradicional. Eu gosto muito de Carnaval desde pequena e já consegui participar de desfiles. Fico contente de conseguir trazer junto comigo essa história. Estou vivendo a emoção do momento, mas não consigo nem falar muito, mas carnaval é muito importante por ser uma festa tradicional no nosso país, e gosto da energia”, analisa a Rainha.
“Para mim está sendo maravilhoso e a realização de um sonho, e nunca achei que seria possível. Estou muito feliz. O carnaval representa as minhas raízes, a minha cultura e a minha família. O meu pai e o meu irmão tocam samba e pagode. O meu pai é um dos músicos do Samba no Parque e desde pequenininha eu sempre fui deslumbrada pelo samba e o carnaval. Eu amo sambar”, comenta a primeira princesa Marina Sá.
“Foi uma emoção e agora estou realizada e pronta para curtir essa festa junto com Jaguariúna. Carnaval é alegria, cultura e festa. Sempre gostei muito de Carnaval”, enaltece a segunda princesa Adriele Teixeira.
O corpo de jurados foi formado por Guilherme Fiuza, dançarino e passista de ouro da escola de samba Camisa Verde e Branco; Dani Hair, trancista, musa e passista da verde e Branco; Renan Nascimento, cabeleireiro, maquiador e ator; Lourdes Peçanha de Oliveira, produtora de eventos Afro e concursos de Beleza; e Ricardo Corrêa, fundador e proprietário da Angels Models Agency.
Para Renan foi uma sensação maravilhosa, pois despertou uma memória afetiva. “Lembrei quando era criança e via a corte do carnaval, e hoje eu sou responsável por escolher essa corte. Veio todo o lado afetivo e de memórias. E ver esse carnaval sendo retomado da forma mais tradicional e familiar é maravilhoso”, completa.

Veja mais:
- por em //
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: