Notícias > Cotidiano
Comunidade surda passa a contar com o aplicativo ‘Jaguariúna para Todos - Comunicação sem Barreiras'
por Redação/Estrela da Mogiana em 05/02/2026
O aplicativo ICOM, uma plataforma de atendimento em Língua de Sinais para a comunidade surda de Jaguariúna, foi lançado oficialmente na Fazenda da Barra. A partir de agora a cidade conta com o aplicativo “Jaguariúna para Todos – Comunicação sem Barreiras”.Todos os setores públicos municipais estarão aptos para o atendimento ao munícipe surdo usando a plataforma, que pode ser baixada na loja de aplicativos do celular do munícipe ou acessada (telefone, tablet e computadores) através de um cartaz com QR Code que irá direcionar para o atendimento por vídeo chamada a Central de Libras, em até 90s, 24 horas por dia, sete dias na semana, inclusive aos feriados. É imprescindível deixar o localizador do telefone ativo.
A solenidade ocorreu na Fazenda da Barra e contou com a presença de autoridades, munícipes, representantes de entidades e conselhos, além de representantes da empresa que atua para favorecer a inclusão de pessoas que se deparam com barreiras e desvantagens na relação com a sociedade em função de condições cognitivas, sensoriais, físicas ou motoras.
Com esse aplicativo, a Prefeitura de Jaguariúna avança no objetivo de acessibilizar sua comunicação para os cidadãos surdos, tornando-se mais inclusivo
O acionamento da plataforma não consome o pacote de dados móveis do usuário, que inclusive poderá agendar atendimento para eventuais reuniões ou eventos públicos.
Veja mais:
- por em //
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: