Notícias > Saúde
Jaguariúna mantém Programa de Redução de Obesidade na promoção da saúde
por Redação/Estrela da Mogiana em 04/02/2026
A Secretaria de Saúde de Jaguariúna mantém o Programa de Redução de Obesidade (PRO), voltada à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida da população. Atualmente, o programa acompanha 380 pacientes.Somente no segundo semestre de 2025, o programa registrou números expressivos de atendimentos: 845 consultas de enfermagem, 833 consultas de nutrição, 768 consultas de psicologia e 760 consultas médicas.
O programa oferece acompanhamento especializado a pessoas com obesidade e comorbidades associadas, com foco na mudança de hábitos, na prevenção de doenças e no cuidado integral, por meio de ações contínuas.
Atualmente realizado no Centro de Especialidades, o programa conta com uma equipe multiprofissional formada por enfermeira, nutricionista, médico e psicólogo.
O atendimento integrado permite abordar não apenas a obesidade, mas também as doenças associadas, como diabetes, hipertensão arterial e transtornos alimentares, como compulsão alimentar e bulimia.
Podem participar do programa pacientes com idade entre 20 e 60 anos e IMC acima de 30, mediante encaminhamento das unidades de saúde do município.
Para 2026, a Secretaria de Saúde projeta a ampliação do PRO, com aumento da capacidade de atendimento, revisão dos critérios de inclusão para abranger novas faixas etárias e pessoas também com sobrepeso e comorbidades, além do fortalecimento das ações educativas por meio de parcerias e palestras.
Veja mais:
- por em //
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: